Cucal-verde: características, habitat, reprodução e alimentação
Cucal-verde (Ceuthmochares australis) é uma especie de ave da família dos Cuculidae que pertence ao gênero dos Ceuthmochares.
Esta espécie e o malkoha azul foram anteriormente considerados coespecíficos e juntos conhecidos como o bico-amarelo.Tem cauda, asas e costas verdes.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Tem uma ampla distribuição ao longo da costa da África Oriental, do Quênia à África do Sul. Varia de floresta densa a floresta ribeirinha e bordas de floresta. Na floresta, normalmente vive no subdossel entre 8 e 30 m.
Características do cucal-verde
O cucal-verde atinge um comprimento corporal de 33 centímetros, as penas de controle representam cerca de 21 centímetros, o bico forte mede cerca de 2,5 centímetros.
Não há dimorfismo sexual evidente : tanto nos machos quanto nas fêmeas, o crânio e a nuca são cinza escuro com um tom esverdeado, a rédea, i. H. a região entre o bico e os olhos é cinza esverdeado.
O dorso, as asas e os abrigos superiores da cauda são cinza ardósia com um tom esverdeado, o queixo e a garganta são cinza médio. O peito é cinza, o ventre também é cinza, mas torna-se enegrecido na região das coberturas infracaudais. As longas penas da cauda são verdes brilhantes.
A íris é vermelha ou marrom, em pássaros jovens é marrom, o anel da pálpebra é amarelo a amarelo esverdeado na frente do olho e esverdeado a azulado atrás do olho, o bico forte é amarelo brilhante, as pernas são pretas.
Habitat do cucal-verde
O cucal-verde prefere ficar em matas secundárias e de galeria que são cercadas por outros tipos de matas. É particularmente comum na borda de clareiras.
Também é encontrado em matagais de acácia ao longo de rios e arbustos espinhosos secos na Etiópia, na República da África do Sul é encontrada principalmente nas florestas costeiras.
Ainda pode ser encontrado na África Oriental a 2.000 metros acima do nível do mar. No sul do Malawi ainda se reproduz a 1300 metros acima do nível do mar.
Reprodução do cucal-verde
Pouco se sabe sobre a reprodução do cuco da Páscoa. Supõe-se que os cucal-verde sejam monogâmicos e defendam um território.
A criação de cucal-verde foi documentada na Tanzânia em maio, o período de julho a setembro e novembro e dezembro. No sul da África, eles se reproduzem principalmente de outubro a dezembro
Alimentação do cucal-verde
Cucal-verde alimentam-se de gansos, principalmente os de cerdas venenosas, besouros, gafanhotos, grilos e outros insetos, lesmas e outros invertebrados, anfíbios arbóreos, às vezes pequenos pássaros, além de frutas, sementes e folhas.