Cuco-bronzeado-menor: origem, características, reprodução, alimentação, canto e habitat
O cuco-bronzeado-menor (Chrysococcyx klaas) é uma espécie de cucos que pertence á família Cuculidae, conhecido também como cuco de Klaas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O cuco-bronzeado-menor é bastante comum na África subsaariana, e esta ausente apenas no deserto árido.
Origem
O cuco-bronzeado-menor é nativa das regiões arborizadas da África subsaariana.
Características do cuco-bronzeado-menor
A fêmea da espécie é barrada de bronze esverdeado no dorso, e a sua cabeça é cinza-acastanhada, e as suas plumas são barradas em castanho e branco.
O macho cuco-bronzeado-menor tem a parte inferior da barriga simples e a parte superior verde-brilhante, e os espigões são escuros que se estendem da cabeça até a parte inferior da garganta, bem como uma mancha branca visível atrás do olho.
Reprodução do cuco-bronzeado-menor
O cuco-bronzeado-menor é uma espécie de ave parasita de ninhada, ou seja ele põe seus ovos em ninhos de outras aves,
Assim ele pensa que é o ovo é seu, incuba o ovo e cuida do filhote, e põe 1 ovo por ninho, colocando cerca de 24 ovos em uma estação de reprodução.
Os filhotes geralmente eclodem após um período de incubação de cerca de 11 a 12 dias, e logo depois da eclosão, o filhote despeja qualquer filhote ou ovo do hospedeiro que esteja presente no ninho.
E só ele permanece no ninho por cerca de 19 a 21 dias, após o que permanece com a ave hospedeira por até 25 dias.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de lagartas e larvas, e os seus hospedeiros parasitas preferidos são batises, pequenas warblers, e sunbirds.
Habitat
O cuco-bronzeado-menor geralmente habita em bosques abertos de folhas largas,
Canto do cuco-bronzeado-menor
O canto do cuco-bronzeado-menor é muito mais percebido quando repete incessantemente o seu chamado queixoso emite um som de meeee-jtie, meeee-tjie.
Distribuição geografica
O cuco-bronzeado-menor pode ser encontrada na Angola, Benin, Botswana, Burkina Faso, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Chade, República do Congo e República Democrática do Congo.