Cuco-bronzeado: características, reprodução, alimentação, habitat e canto
O cuco-bronzeado (Chrysococcyx caprius) é uma ave que pertence a família Cuculidae, conhecido como cuco dieerik.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do cuco-bronzeado
O cuco-bronzeado é um cuco pequeno de 18 a 20 cm, os machos adultos são verdes brilhantes na parte superior com áreas acobreadas nas costas e partes inferiores esbranquiçadas.
Esta espécie têm uma faixa ocular branca quebrada e uma faixa malar curta e verde, todos os remiges têm três a quatro manchas brancas nas palhetas internas, as quatro penas externas verdes da cauda têm pontas brancas e o par mais externo é manchado de branco em ambas as palhetas.
Com relação as fêmeas mostram mais cobre acima e têm barras acobreadas nos flancos, as partes inferiores são frequentemente acastanhadas.
Os juvenis têm bico vermelho, garganta entremeada e barra branca nas asas, eles são mais acobreados na parte superior e mais marrons na parte inferior do que as fêmeas, e as marcas nos flancos são manchas marrons.
Reprodução do cuco-bronzeado
O cuco-bronzeado é um parasita de ninhada, ou seja, ele põe um único ovo principalmente nos ninhos dos tecelões, especialmente o tecelão da aldeia e os bispos do gênero Euplectes.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de uma variedade de insetos e lagartas.
Habitat
O cuco-bronzeado habita em áreas ribeirinhas e pantanosas onde os seus hospedeiros parasitas de cria preferidos, weavers e bishops, são comuns.
Canto do cuco-bronzeado
O canto do cuco-bronzeado é alto e emite um som deee-deee-deee-deee-dederik crescente e agudo, com o chamado persistente e alto de ação-ação-ação-ação-er-ick, que geralmente quatro notas claras.