Cuco-de-peito-castanho: características, habitat, reprodução e alimentação
Cuco-de-peito-castanho ( Cacomantis castaneiventris ) pertence à ordem dos Cuculiformes e à família dos Cuculidae.
Como numerosas espécies de cucos, o cuco-de-barriga-ferrugem é um marot reprodutor obrigatório . Como característica do gênero Cacomantis , o cuco do mato é uma espécie distintamente pequena de cuco.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Ao contrário da maioria dos cucos, não há dimorfismo sexual proeminente . Em comparação com outras espécies de cuco, a espécie até agora foi pouco pesquisada.
A área de distribuição do cuco de barriga enferrujada se estende pela Nova Guiné e pelo extremo nordeste da Austrália. Três subespécies são descritas. A IUCN classifica a espécie como Pouco Preocupante.
Características do cuco-de-peito-castanho
O cuco-de-peito-castanho atinge um comprimento de corpo de 22 a 24 centímetros. Sua aparência é uma reminiscência do cuco de cauda em leque , mas é significativamente menor e mais escuro no geral.
Em ambos os sexos, a cabeça, a nuca, a nuca, a parte superior do corpo e as asas são cinza-azulados escuros. As penas de vôo são marrom-acinzentadas no topo. Na parte inferior, as asas são cinza escuro brilhante com uma grande área branca na base das primárias.
Eles formam a faixa branca característica do gênero. ambos os sexos são marrom-avermelhados a cor de raposa na parte inferior do corpo.
O queixo, o pescoço e as laterais do pescoço contrastam nitidamente com a parte superior do corpo cinza-azulada escura. Em certas condições de iluminação, o queixo pode parecer levemente manchado de cinza.
Nos juvenis, a cabeça, a nuca e a superfície superior do corpo são acastanhadas, desbotando para um castanho avermelhado mais intenso na garupa e nas coberturas superiores da cauda.
Por outro lado, são esbranquiçados na garganta. Eles são castanhos claros na frente do pescoço e no peito, enquanto a barriga e os flancos são esbranquiçados, enquanto os abrigos infracaudais são castanhos claros.
A plumagem da cauda é marrom escura, todas as penas de controle são alinhadas muito estreitamente com marrom avermelhado.
Habitat do cuco-de-peito-castanho
A área de distribuição do cuco-de-barriga-ferrugem é a Australásia . Inclui as ilhas de Misool , Salawati , as ilhas Aru , Nova Guiné , a ilha de Yapen e a península australiana do Cabo York .
As Ilhas Ari e Nova Guiné são consideradas focos de distribuição da espécie, sendo que a área de distribuição na Austrália se estende até a região ao redor da cidade de Cooktown .
As poucas recuperações anilhadas, por outro lado, indicam fidelidade de localização, uma vez que todas as aves anilhadas recuperadas foram capturadas a menos de 10 quilômetros do local da condição original.
Além disso, o fato de que a muda dos cucos com barriga de ferrugem é observada regularmente na Austrália indica que os cucos com barriga de ferrugem são mais sedentários .
No entanto, acredita-se que os cucos com barriga de ferrugem ocasionalmente migrem pelo Estreito de Torres , alternando assim entre a Austrália continental e a Nova Guiné.
Reprodução do cuco-de-peito-castanho
O cuco-de-peito-castanho é um parasita de ninhada obrigatório, o que significa que uma fêmea põe um único ovo no ninho de uma espécie de ave hospedeira.
As espécies de aves hospedeiras não são exatamente conhecidas, uma vez que tanto o cuco do mato quanto o cuco de cauda em leque põem ovos muito semelhantes aos do cuco de barriga enferrujada.
De acordo com o conhecimento atual, no entanto, os fantails estão entre as espécies de aves parasitadas.
Alimentação do cuco-de-peito-castanho
O cuco-de-peito-castanho alimenta-se principalmete de em besouros, gafanhotos e lagartas, bem como carrapatos.
Estado de conservação do cuco-de-peito-castanho
A espécie possui ampla área de distribuição e o estoque é considerado estável. A União Internacional para a Conservação da Natureza IUCN, portanto, lista-o como viável (LC).