Cuco-esmeraldino: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Cuco-esmeraldino (Chrysococcyx cupreus) é uma especie de ave da família dos Cuculidae que pertence ao gênero dos crisococcix.
Sua plumagem é particularmente marcante: o Cuco Esmeralda é a única espécie de cuco em que o macho tem uma parte inferior amarela brilhante e uma parte superior verde.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Nenhuma estimativa do tamanho da população está disponível, mas a IUCN não assume que a espécie esteja ameaçada devido à grande área de distribuição e à frequência .
Características do cuco-esmeraldino
O cuco-esmeraldino atinge um comprimento de corpo entre 20 e 23 centímetros, Os machos pesam em média 38,3 gramas, as fêmeas pesam em média 37,4 gramas.
O nome cuco-esmeraldino refere-se à plumagem verde brilhante e marcante dos machos, que têm o peito amarelo. O dimorfismo sexual é muito pronunciado: a fêmea muito mais discreta tem um peito branco e verde brilhante com faixas, a parte superior é marrom-esverdeada com faixas.
As penas da cauda da fêmea também são visivelmente mais curtas do que as do macho. Os pássaros adultos têm uma íris marrom escura, o anel orbital é verde-azulado nos machos e azul brilhante nas fêmeas.
Habitat do cuco-esmeraldino
A espécie é amplamente distribuída na África . A área de distribuição abrange o território desde a costa ocidental de África na Guiné até à Etiópia , bem como a África Central , Tanzânia , Moçambique e África do Sul.
As aves vivem principalmente em florestas perenes e de galeria , no entanto, também podem ser encontradas em florestas secas.
Reprodução do cuco-esmeraldino
Como a maioria dos cucos, é um parasita de ninho. A estação de acasalamento cai na estação chuvosa: geralmente de setembro a março. Em média, uma fêmea pode colocar entre 19 e 25 ovos.
Eles preferem colocar seus ovos nos ninhos de tecelões , sunbirds , bulbuls , mousebirds e toutinegras , e na África do Sul nos ninhos de carriça de cauda larga.
Alimentação do cuco-esmeraldino
O cuco-esmeraldino comer lagartas e formigas peludas. Embora os insetos componham a maior parte de sua dieta, os pássaros também comem frutas, sementes e ovos.
Canto do cuco-esmeraldino
A chamada típica do cuco-esmeraldino é um alto chi-wu chu chi , também traduzido como olá geor-gie ou olá julho pelos colonos europeus . A chamada dura de 1,5 a 2 segundos e é repetida a cada dois ou três segundos.
A primeira e a última sílabas são cada uma um tom acima das duas sílabas do meio. As chamadas podem ser ouvidas quase exclusivamente durante a época de reprodução.