Cuco gigante (Scythrops novaehollandiae) é uma ave da família dos Cuculídea que pertence ao gênero dos Scythrops tambem conhecido como Cuco-de-bico-canal
O cuco gigante é a maior das espécies parassomizantes e o maior dos Cucos, essa espécie distribuído na Austrália, Papua Nova Guiné e Indonésia.
Há também exemplos observados na Nova Caledônia e na Nova Zelândia.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta espécie é uma ave residente que migra dentro de seu alcance. Três subespécies foram confirmadas dentro da espécie, uma subespécie é migratória e as outras duas são sedentárias.
Características do cuco gigante
O cuco gigante é o maior cuco do mundo, medindo 58-66 cm de comprimento e pesando 550-930 g . O bico é bicolor cinza com ponta cor de palha.
O bico é grande e ligeiramente curvo , muito parecido com o dos calaus, na verdade, o pássaro às vezes é confundido com um membro da família calau.
A plumagem das aves adultas é cinza claro na cabeça, tórax, abdômen e costas, tornando-se mais pálida e mais padronizada em direção ao abdômen.
As asas são cinza com manchas marrons nas penas. Também se torna cinza mais escuro em direção à ponta da asa .
As penas da cauda são todas cinza com uma faixa branca na ponta e uma faixa cinza escuro acima da faixa branca.
As pernas são pretas e os anéis dos olhos são vermelhos brilhantes. Voa poderosamente e é claramente distinguível de outras espécies, e sua silhueta em vôo é cruciforme como a de uma ave de rapina . Em voo, a envergadura é de cerca de 1 metro.
Reprodução do cuco gigante
O cuco gigante pratica o parasitismo da ninhada, colocando seus filhotes em ninhos de outras aves em vez de criá-los eles mesmos.
Acredita-se que a espécie forma pares durante a época de reproduçã.
Além do canto, o comportamento reprodutivo é conhecido como alimentação de corte, em que o macho apresenta alimentos como insetos à fêmea.
Os pares trabalham juntos para colocar ovos no ninho do pássaro hospedeiro Ou seja, enquanto a fêmea entra no ninho do hospedeiro e põe ovos, o macho sobrevoa o ninho realizando mobbing para provocar o hospedeiro.
Por suspeita da ave hospedeira incubada pelo macho, a ave hospedeira deixa o ninho enquanto a fêmea põe ovos.
Habitat
Os seus habitats naturais são florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e florestas de mangal tropicais ou subtropicais.
Alimentação
O cuco gigante se alimentam de insetos e frutos forrageados incluem figos, sementes de eucalipto, bagas da família Vulpiraceae e a espécie invasora Morus nigra . Eles também atacam insetos como coleópteros , borboletas e gafanhotos.
Canto do cuco gigante
Distribuição geografica do cuco gigante
O cuco gigante é amplamente distribuído no norte e leste da Austrália, Nova Guiné, Ilhas Bismarck e leste da Indonésia até Sulawesi ocidental .
A espécie é residente nas Ilhas Bismarck, Flores e Sulawesi , e migratória em outros lugares, os campos de reprodução variam do noroeste da Austrália Ocidental através do Território do Norte , Queensland e leste de Nova Gales do Sul até perto de Sydney .
Alguns vêm para o oeste de Victoria, mas não se reproduzem lá. Aves errantes também foram confirmadas na Nova Zelândia e Nova Caledônia