Cuco terrestre de bico de coral: características, habitat, reprodução e alimentação
Cuco terrestre de bico de coral ( Carpococcyx renauldi ) é uma espécie de pássaro cuco da família Cuculidae nativa do sudeste da Tailândia .
E uma espécie de cuco do Sudeste Asiático que vive na vegetação rasteira das florestas tropicais, onde passa a maior parte do tempo no chão.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Ao contrário de muitas espécies da família do cuco , o cuco Renauld não é um marotzer de ninhada , mas cria ele mesmo seus filhotes. Nenhuma subespécie é distinguida para este cuco.
Características do cuco terrestre de bico de coral
O cuco terrestre de bico de coral que atinge um comprimento de corpo entre 65 e 70 centímetros, é um cuco de cauda longa e corpo compacto, que lembra um faisão por causa de sua postura .
As penas da cauda atingem um comprimento entre 29 e quase 35 centímetros nos machos, nas fêmeas é em média 33 centímetros de comprimento.
Não há dimorfismo sexual pronunciado . A plumagem do corpo é predominantemente cinza claro. A cabeça, o pescoço, o peito, a cauda, o peito frontal e as primárias são pretos brilhantes.
Os rostos sem penas são de cor azul, com largos círculos oculares roxos e olhos amarelos. O bico forte e as pernas e pés longos e fortes são de cor vermelho-coral.
Os pássaros jovens ainda têm a cabeça marrom-escura com a testa marrom-avermelhada, a pele nua do rosto ao redor dos olhos é cinza. A parte superior do corpo também é acastanhada e a garupa é marrom-avermelhada. Seu bico ainda é marrom escuro.
Habitat do cuco terrestre de bico de coral
O cuco terrestre de bico de coral é um morador do solo em florestas úmidas com vegetação densa. Encontrada na Tailândia , Laos , Camboja e Vietnã , é uma ave residente.
Na Tailândia ocorre em altitudes de até 900 metros, na Indochina é muito raramente encontrado a 1500 metros.
Reprodução do cuco terrestre de bico de coral
Esta espécie de cuco não é uma égua reprodutora. Os cuco terrestre de bico de coral em cativeiro constroem um ninho com casca de galhos e folhas no chão ou em árvores de 3 a 4 m de altura.
O único ninho documentado na natureza estava a cerca de cinco metros acima do solo. A ninhada consiste em dois a quatro ovos com casca branca.
Os ovos são postos em intervalos de dois a três dias. Ambos os pássaros progenitores incubam e reproduzem os filhotes.
Os filhotes eclodem após um período de incubação de 18 a 19 dias. Eles estão inicialmente nus e têm pele marrom escura. Os olhos se abrem no quinto dia.
Eles deixam o ninho entre 17 e 19 dias de vida e começam a forragear de forma independente no 28º dia de vida. Com 50 a 60 dias de vida são independentes dos pais.
Alimentação do cuco terrestre de bico de coral
O cuco terrestre de bico de coral se alimenta de vários pequenos animais
Comportamento
O cuco terrestre de bico de coral fica principalmente no chão e se move como um faisão. Quando empina , prefere os galhos mais baixos das árvores. Ele raramente voa, embora possa voar rápido.
O cuco terrestre de bico de coral é muito difícil de observar na natureza por causa desse modo de vida secreto. A maior parte do conhecimento sobre seu modo de vida foi adquirido no zoológico.
O pássaro se alimenta de vários pequenos animais. Os pássaros mantêm contato uns com os outros chamando. Os casais cantam em dueto com assobios fortes e profundos.
Ameaças
Não há estimativas de tamanho populacional, a espécie é classificada como não ameaçada de extinção. Na Tailândia, os cucos Renauld são caçados, mas também capturados para o comércio de aves.