Cuitelão (Jacamaralcyon tridactyla) é uma especie de ave da família dos Galbulidae que pertence ao gênero dos Jacamaralcyon.
É endêmica do Brasil. Seus habitats naturais são: floresta subtropical ou tropical seca , floresta subtropical ou tropical úmida de baixa altitude e plantações . Está ameaçado pela perda de habitat .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do cuitelão
Como todos os membros de sua família, o cuitelão tem pernas curtas e asas curtas. Ele está empoleirado ereto, com a cauda para baixo e o bico longo e pontiagudo para cima.
É uma ave de tamanho médio, medindo 18 cm de comprimento e pesando entre 17,4 e 19,3 g; as fêmeas são em média mais pesadas que os machos. Os sexos têm plumagem semelhante : preto ardósia com um brilho verde-bronzeado acima e um pouco mais claro abaixo.
A barriga e o centro do peito são brancos. O adulto tem o gorro cinza-acastanhado e a garganta preta, e o gorro, o queixo e as laterais da cabeça são finamente marcados por listras fulvas pálidas. Seu bico é preto e seus pés são cinza ardósia.
Ao contrário de outros membros de sua família, o cuitelão tem três dedos, em vez de quatro. Seus pequenos pés zigodáctilos não têm um dedo traseiro e os dois dedos da frente são fundidos na base.
Habitat do cuitelão
Embora seja geralmente encontrado em florestas intactas, pode sobreviver em áreas mais degradadas, como plantações, desde que um sub-bosque nativocamada persiste.
Existem algumas evidências de que está associado a riachos, pois precisa de margens de terra para nidificar; também usa bancos criados por cortes de estradas.
A espécie é em grande parte sedentária, embora os jovens se dispersem após a emplumação e os adultos às vezes se movam curtas distâncias.
Distribuição geográfica
Endêmico do sudeste do Brasil, o cuitelão é encontrado em partes mais secas da Mata Atlântica . Atualmente está restrita aos estados do Rio de Janeiro (principalmente no vale do Paraíba do Sul ) e ao leste de Minas Gerais , embora populações também existissem anteriormente nos estados do Espírito Santo , São Paulo e Paraná
Reprodução do cuitelão
Cuitelão se reproduzem durante a estação chuvosa do Brasil , com vocalizações e outros comportamentos de corte aumentando entre setembro e fevereiro.
Durante o namoro, machos rivais sentam-se lado a lado em um galho, batendo as asas e balançando o rabo enquanto cantam. Os territórios são defendidos vocalmente, com os rivais raramente recorrendo ao confronto físico.
A espécie escava um ninho de toca , usando um pé de cada vez para cavar em um banco de terra; evidências (na forma de bicos sujos e quebrados em espécimes femininos de museu) sugerem que a fêmea pode fazer a maior parte ou toda a escavação do ninho.
As tocas têm 6 cm de largura e 6–9 cm de altura e podem se estender até 72 cm no banco. A espécie tende a nidificar colonialmente. A fêmea põe de 2 a 4 ovos .
Alimentação do cuitelão
Alimenta-se preferencialmente de pequenas mariposas e borboletas de cores criptográficas e Hymenoptera , mas também captura moscas, libélulas, besouros, insetos verdadeiros e cupins.
Canto do cuitelão
O canto do cuitelão é uma série estridente de assobios curtos e ascendentes, com duração aproximada de 20 segundos .
Ao contrário da maioria dos jacamars, que normalmente cantam sozinhos, os jacamars machos de três dedos tendem a cantar em grupos de 2 a 6.