O cuiú-cuiú (Pionopsitta pileata) é uma ave da ordem Psittaciformes da família Psittacidae conhecido como iú-iú, maitaca-de-cabeça-vermelha, periquito-real, periquito-rei ou tuimaitaca.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto deste maravilhoso pássaro.
Além disso, esta é uma espécie de ave é endêmica do Brasil (do sul da Bahia até o Rio Grande do Sul), Argentina (província de Misiones) e Paraguai.
O cuiú-cuiú tem hábitos migratórios e mede cerca de 20 centímetros de comprimento e apresenta dorso esverdeado e cauda azulada.
Características do cuiú-cuiú
Ambos sexos do cuiú-cuiú apresentam plumagem verde uniforme, mas somente os machos têm a testa, o loro e a coroa vermelha.
Além disso, a fêmea apresenta a fronte com faixa levemente azulada, ambos possuem a borda superior das asas em azul escuro.
Reprodução do cuiú-cuiú
O casal de cuiú-cuiú vive unido e permanece assim a vida inteira, como outros psitacídeos.
Além disso, ele faz seu ninho no oco de árvores, onde a fêmea põe de 3 a 4 ovos e os choca por 24 dias, enquanto o macho cuida de sua alimentação durante todo o período de incubação.
Alimentação
O cuiú-cuiú se alimenta de grande variedade de frutas silvestres, como a candeia, um dos alimentos prediletos desta espécie e outros alimentos apreciados são a goiaba e o caqui, como na foto abaixo.
Hábitat
O habita esta espécie são florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude e regiões subtropicais ou tropicais húmidas de alta altitude.
Fotos do cuiú-cuiú
Distribuição geográfica
O cuiú-cuiú é encontrado no Brasil do sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai.