A curica-de-bochecha-laranja (Pyrilia barrabandi) é uma ave psittaciforme da família Psittacidae.
Além disso, a curica-de-bochecha-laranja possui o tamanho médio e colorido, a cabeça preta com uma mancha branca nos olhos e bochechas laranjas são únicos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta ave tem manchas vermelha, amarela e azul nas asas são óbvias em voo e contrasta com o corpo verde.
Subespécies
A curica-de-bochecha-laranja possui duas subespécies reconhecidas:
– Pyrilia barrabandi barrabandi: encontrado do Sudeste da Colômbia e no Sul da Venezuela até o Brasil ao Norte do Rio Amazonas;
– Pyrilia barrabandi aurantiigena: encontrado do Equador até o Leste do Peru, Norte da Bolívia e Brasil ao Sul do Rio Amazonas.
Características da curica-de-bochecha-laranja
A curica-de-bochecha-laranja é uma ave que mede 25 centímetros de comprimento, esta ave é curioso psitacídeo da Amazônia, devido às bochechas alaranjadas em contraste com a plumagem de cor escura da cabeça.
Além disso, ele tem índole mais quieta que a de outros psitacídeos, movendo ativamente por entre a galharia ao alvorecer.
Eles se deslocam em grupos de 10 ou mais indivíduos, numa movimentação constante em certas épocas do ano, e permanece solitário ou aos casais em outras, talvez em decorrência de ciclos reprodutivos.
Habitat
Esta ave habita em matas de várzea e de terra firme.
Alimentação
A curica-de-bochecha-laranja se alimenta de frutos e, possivelmente, das larvas e ninfas dos insetos que procura em vespeiros arborícolas.
Canto da curica-de-bochecha-laranja
O canto da curica-de-bochecha-laranja é geralmente emitido em voo, é semelhante ao do mais comum maitaca-de-cabeça-azul, mas o chamado é mais claro e mais agradável CUEET.
Distribuição geográfica
Esta espécie é encontrada da Amazônia, nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e área norte de Mato Grosso e parte de Roraima além dos países que fazem fronteira: Venezuela, Colômbia e Peru.