A curicaca-real (Theristicus caerulescens) é uma ave pelecaniforme da família Threskiornithidae, também conhecida como maçarico-real e curicaca-cinza.
Além disso, a curicaca-real é uma espécie que pode ser encontrada na Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.
E os seus habitats naturais são campos de gramíneas de baixa altitude subtropicais ou tropicais sazonalmente húmidos ou inundados e pastagens.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da curicaca-real
A curicaca-real é uma ave que mede entre 71 e 76 centímetros de comprimento, o adulto tem a plumagem com coloração predominantemente cinza chumbo.
Com relação as penas de voo e a cauda são cinza escuro, quase pretas, o peito e ventre são cinza porém ligeiramente mais pálidos do que o manto e asas.
O manto e as asas são de cor cinza e possuem manchas de cinza claro e também de cores bege, a cabeça cinza tem uma mancha branca na parte da frente da testa e uma espessa crista de penas cinzas alongadas na parte de trás, atingindo a nuca e geralmente mantida baixa.
As tradições e o queixo são cinza, o bico é preto, longo e curvado para baixo, os olhos são vermelho-alaranjados, as longas pernas e pés são rosa e ambos os sexos são semelhantes.
Hábitos da curicaca-real
A espécie vive em pares, às vezes em pequenos bandos, caminha pela água rasa de poças e de valas ao longo de estradas alimentando-se.
Além disso, ele não se junta a outras aves paludícolas, exceto em poças deixadas pela vazante, onde as presas ficam concentradas.
Alimentação
A curicaca-real forrageia na vegetação aquática e ribeirinha, principalmente pela manhã e ao final da tarde, essa espécie captura moluscos em águas rasas sob o tapete de vegetação aquática.
Habitat
Esta espécie habita em brejos e na margem de lagoas e baías.
Canto da curicaca-real
A curicaca-real vocaliza um som típico do Pantanal, é um co-co-co-co-co-co-co potente e sonoro.
Fotos do da curicaca-real
Distribuição geográfica
A curicaca-real pode ser encontrada no Brasil na região do Pantanal e Rio Grande do Sul, leste e norte da Bolívia, Paraguai, Uruguai e norte da Argentina.