Curutié: espécies, características, reprodução, alimentação, canto e habitat
O curutié (Certhiaxis cinnamomeus) é uma espécie de ave da família dos Furnariidae, conhecida como casaca-de-couro, curuira-do-brejo, corrucheba.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie vive nas proximidades de ambientes aquáticos e se locomove no solo pulando quando está a procura de alimento.
Geralmente o curutié é visto aos pares, forrageando nos alagados e bordas de manguezais e pastagens alagadas.
Subespécies
O curutié possui oito subespécies reconhecidas:
– Certhiaxis cinnamomeus fuscifrons: encontrado no Norte da Colômbia na região do Rio Atrato até a região de Santa Marta;
– Certhiaxis cinnamomeus valencianus: encontrado no Oeste e Centro da Venezuela;
– Certhiaxis cinnamomeus marabinus: encontrado no Nordeste da Colômbia e no Noroeste da Venezuela;
– Certhiaxis cinnamomeus orenocensis: encontrado no Leste da Venezuela, no vale do baixo Orinoco;
– Certhiaxis cinnamomeus pallidus: encontrado no Extremo Sudeste da Colômbia e no Oeste e Centro da Amazônia brasileira;
– Certhiaxis cinnamomeus cinnamomeu: encontrado no Nordeste da Venezuela até as Guianas e no Nordeste do Brasil e também na ilha de Trinidad;
– Certhiaxis cinnamomeus russeolus: encontrado do Leste da Bolívia até o Sudeste do Brasil, no Paraguai, no Norte da Argentina e no Uruguai.
– Certhiaxis cinnamomeus cearensis: encontrado no Leste do Brasil do Sul do estado do Maranhão, no Ceará, no Piauí, em Pernambuco e no Norte do estado da Bahia;
Características do curutié
O curutié é um pássaro esguio com uma longa cauda e as partes superiores e a cabeça são castanhas e as partes inferiores são esbranquiçadas, exceto na garganta amarelo pálido.
Além disso, os sexos são semelhantes, mas existem várias subespécies, diferindo na cor frontal ou no tom das partes superiores.
O curutié mede cerca de 14 centímetros de comprimento, e é encontrado no Brasil inteiro.
Reprodução do curutié
O curutié constrói seu ninho que é feito de gravetos, em pequenas moitas próximo à ambientes aquáticos, o ninho é preso em forquilhas e galhos laterais, com a forma de uma garrafa deitada com o bojo redondo.
Além disso, a procria praticamente todos os meses do ano, botando 3 ovos creme-claros, os filhotes nascem após 14 a 15 dias de incubação e com cerca de 18 dias abandonam o ninho.
Alimentação
A alimentação do curutié consiste de insetos e suas larvas, aranhas, opiliões e outros artrópodes e moluscos.
Habitat
Habita nas proximidades de ambientes aquáticos, locomove-se no solo pulando quando está a procura de alimento.
Canto do curutié
O canto do curutié normalmente em dueto, é um tremido alto, ele emite um som de krip, uma estrofe monótona, dura e descendente terminalmente, lembrando a voz da sanã-parda, mas de menor volume do canto.
Fotos do curutie
Distribuição geografica
O curutié é encontrada no Novo Mundo tropical, de Trinidad e sul da Colômbia até Argentina e Uruguai, e também no Brasil inteiro, exceto certas porções da Amazônia.