O dançador-de-coroa-dourada (Lepidothrix vilasboasi) é um pássaro da ordem Passeriformes, da família Pipridae, esta é uam espécie endêmica do Brasil e está vulnerável à extinção.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o dançador-de-coroa-dourada habita em florestas tropicais de terra firme da Bacia Amazônica, onde foi descoberta por Helmut Sick em 1959, nas cabeceiras do rio Cururu, no estado do Pará.
Características do dançador-de-coroa-dourada
O dançador-de-coroa-dourada é uma ave que mede 8,5 centímetros de comprimento, é um pássaro pequeno de coloração verde e amarelo.
Além disso, o macho é predominantemente verde brilhante com o ventre amarelo, a cabeça é verde e apresenta uma coroa dourada, coloração esta que se estende até a nuca.
Já o peito é verde, ventre amarelo, e crisso amarelo e a íris é esbranquiçada, as pernas são de coloração pálido rosada e bico, também pálido mas de coloração azulada.
Com relação a fêmea tem coroa semelhante, mas apresenta uma ligeira coloração azulada e a área do uropígio é verde.
Alimentação
O dançador-de-coroa-dourada se alimenta de pequenos frutos e insetos, nada mais se sabe sobre seu modo de vida.
Habitat
O dançador-de-coroa-dourada habita em florestas úmidas e bordas de mata de terras firmes.
Fotos do dançador-de-coroa-dourada
Canto do dançador-de-coroa-dourada
Distribuição geográfica
O dançador-de-coroa-dourada pode ser encontrado no alto do Rio Cururú, próximo à cidade de Novo Progresso, na margem esquerda do Rio Jamanxim, cerca de 200 km a nordeste da localidade-tipo.