O dançador-do-tepui (Lepidothrix suavissima) é uma ave passeriforme da família Pipridae, pode ser encontrada nos seguintes países no Brasil, Guiana e Venezuela.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta é uma ave que vive nas florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e regiões subtropicais ou tropicais húmidas de alta altitude.
Características do dançador-do-tepui
O dançador-do-tepui mede 9 centímetros de comprimento, machos adultos são em sua maioria pretos com barriga amarela, semelhante ao uirapuru-estrela, mas o macho da espécie tem o peito preto uniforme.
Já a testa branca brilhante e garupa azul celeste, e as fêmeas e os machos jovens são verdes brilhantes na parte superior e amarelo opaco na parte inferior, com uma mancha azulada na coroa.
Alimentação
O dançador-do-tepui se alimenta de frutos colhidos em saídas curtas, como outros tangarás.
Reprodução do dançador-do-tepui
Os machos geralmente são exibidos sozinhos, empoleirados em galhos finos de 2 a 8 metros acima do solo da floresta, mas às vezes são vistos envolvidos em lambidas explosivas, onde os machos estão a uma distância audível um do outro.
Além disso, os machos podem ficar parados por longos períodos, mas estão sempre prontos para uma exibição intensa.
Hábitos
O dançador-do-tepui habita entre 250 a 1800 metros de altitude em bordas de florestas montanas e em florestas de terra firme às bordas e morros baixos contíguos a Tepuis.
Canto do dançador-do-tepui
A canto do dançador-do-tepui mais frequente é um gorjeio alto, subindo e descendo ligeiramente, muito semelhante a uma chamada de Tiny Tyrant-Manakin.
Além disso, ele também dá uma nota suave e única com uma qualidade espreita, ambos os sons são facilmente ignorados.
Muito semelhante ao tangará da planície (e a plumagem feminina das duas espécies é essencialmente idêntica), mas o macho adulto de barriga laranja tem um peito preto sólido sem manchas amarelas.
Distribuição geográfica
O dançador-do-tepui pode ser na fronteira com a Venezuela em Roraima, no Cerro Uei-tepui e no Pico da Neblina, estado do Amazonas.