Dançarino-de-cabeça-amarela: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Dançarino-de-cabeça-amarela (Pipra erythrocephala) é uma especie de ave da família dos Pipridae que pertence ao gênero Pipra.
É um pequeno tangará, com cerca de 9,4 centímetros de comprimento. Os machos são totalmente pretos, exceto pela cabeça dourada, bico amarelo, coxas brancas e vermelhas e pernas rosadas.
As fêmeas e os juvenis são verde-oliva com pernas rosadas. Na época da reprodução, os machos estão envolvidos em um comportamento lekking cooperativo durante o qual eles saltam, deslizam e disparam de poleiro para poleiro.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do dançarino-de-cabeça-amarela
Como outros tangarás , o dançarino-de-cabeça-amarela é uma ave da floresta compacta e de cores vivas, geralmente com 9,4 cm de comprimento e pesando 12,5 g.
O macho adulto é preto, exceto pelo gorro dourado, coxas brancas e vermelhas, pernas rosadas e bico amarelado.
As fêmeas e os machos jovens são verde-oliva e se assemelham a tangarás de barba branca , mas são menores, têm cauda mais curta e têm pernas rosadas (não laranja brilhante).
Habitat do dançarino-de-cabeça-amarela
É uma ave comum de florestas, capoeiras e plantações. Seu limite altitudinal superior é geralmente de cerca de 1.100 m, mas ocasionalmente são encontrados em altitudes de cerca de 1.500 m. Como outros tangarás, eles comem frutas e alguns insetos e aranhas.
Distribuição geográfica
Este tangará é encontrado desde o Panamá , Colômbia e Trinidad ao sul e leste até as Guianas e Brasil e norte do Peru . Não é encontrado ao sul do Amazonas ou dos rios Ucayali .
Reprodução do dançarino-de-cabeça-amarela
Os machos exibem uma fascinante exibição de corte em um lek comunitário . Cada macho ocupa um poleiro horizontal de 20 a 40 pés de altura e pula, desliza ou dispara rapidamente para outros poleiros.
A exibição é acompanhada pelo zumbido das asas e pelo chamado zit-zit . Grupos de até 12 pássaros podem trabalhar juntos.
A fêmea constrói um ninho raso no baixo de uma árvore; dois ovos manchados de amarelo são postos e totalmente incubados pela fêmea por cerca de 16 a 17 dias.
Alimentação do dançarino-de-cabeça-amarela
Como outros tangarás o dançarino-de-cabeça-amarela também se alimenta-se de frutas e alguns insetos.
Canto do dançarino-de-cabeça-amarela
Além da música de exibição vibrante, o dançarino-de-cabeça-amarela tem uma série de outras chamadas, incluindo um zumbido pir pir prrrrrt .