Dançarino-oliváceo: características, reprodução, alimentação, habitat e canto
Dançarino-oliváceo (Xenopipo uniformis) é uma ave da família dos Pipridae e pertence ao gênero dos Xenopipo
A espécie foi descrita pela primeira vez por Osbert Salvin e Frederick DuCane Godman sob o nome de Chloropipo uniformis . O holótipo era do Monte Roraima .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O dançarino-oliváceo é uma espécie muito pouco conhecida, assim como todo o gênero Xenopipo . Normalmente , X. uniformis senta-se sozinho e silenciosamente, discretamente, nas sombras médias ou baixas da floresta.
Características do dançarino-oliváceo
O comprimento do dançarino-oliváceo é de 13,5-14 cm. Em comparação com outros representantes do gênero, o ganso verde-oliva tem uma cauda longa e é facilmente reconhecível devido ao seu alcance limitado.
O anel ocular brilhante distingue esta espécie da groselha negra fêmea ( X. atronitens ). Também semelhante em plumagem, a fêmea de ganso com chifres ( Ceratopipra cornuta ).
Se distingue por seu tamanho menor, asas mais curtas, pernas amarelas e pernas marrons a rosa-alaranjadas e penas da nuca ligeiramente alongadas
Reprodução do dançarino-oliváceo
As ninhadas do dançarino-oliváceo são completamente não descritas . De 1982 vem a informação sobre um juvenil coletado no final de março e apenas passando de juvenil a adulto, enquanto de 1988 há uma nota sobre indivíduos de ambos os sexos que estavam em condições de reprodução no sul da Venezuela em novembro e final de fevereiro
Alimentação do dançarino-oliváceo
A dieta do dançarino-oliváceo é baseado principalmente em frutas
Habitat do dançarino-oliváceo
O dançarino-oliváceo encontra-se nas serras Duida e Sipapo , no Amazonas , centro-sul da Venezuela ; e no sudeste da Venezuela (várias montanhas ao sul de Bolívar ), adjacências do norte do Brasil ( cerro Uei ) e oeste da Guiana .
É raro no sub- bosque das florestas montanas e florestas dos tepuis entre 800 e 2100 metros acima do nível do mar
Canto do dançarino-oliváceo
Um dos aspectos melhor descritos do comportamento. O macho chama (a fim de atrair a fêmea – chamada publicitária ) com um priiiiiiiIII estridente, mas não alto , subindo claramente no final, geralmente dado em longos intervalos; às vezes precedido por uma série de altos e violentos cem-tu-tu-tu-tu , ou chip curto! .