Diamante-estrela: origem, características, reprodução e alimentação
O Diamante-estrela (Neochmia ruficauda) é uma espécie de ave que pertence a familía Estrildidae conhecida também como tentilhão-estrela.
Além disso, essa é uma espécie encontrada no norte da Austrália, a ave tem um rosto e bico vermelhos distintos e amplas manchas brancas nos flancos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O diamante-estrela é um pássaro de aviário comum e é considerado fácil de reproduzir, porém esta ave tem numerosas mutações.
Origem
O diamante-estrela é uma ave originária da Austrália Setentrional.
Características do diamante-estrela
O diamante-estrela é uma ave que mede de 10 entre 12 cm de comprimento, com partes dianteiras carmesim da cabeça e bico escarlate.
Além disso, a plumagem superior e inferior é verde-amarelada, com manchas brancas na parte inferior, o ventre mais amarelo.
Os abrigos superiores da cauda são escarlates, as penas da cauda são escarlates acastanhadas, a fêmea é menos roxa na cabeça e geralmente mais opaca que o macho, o imaturo é verde-oliva a bronzeado com rosto e cabeça cinza.
As amplas manchas brancas sob o queixo e ao longo dos flancos dão origem ao seu nome comum.
Reprodução do diamante-estrela
A propagação desta ave é relativamente fácil e ocorre de setembro a julho, dependendo das condições climáticas e também das condições fornecidas pelo próprio criador.
O dimorfismo sexual é acentuado porque nas aves adultas é possível distinguir os machos pela sua máscara mais extensa (que pode ser amarela ou vermelha), pelo seu canto e até por uma coloração mais escura na zona abdominal.
Alimentação
Esta espécie de ave se alimenta de sementes para aves tropicais com suplemento de alimentos verdes, pequenas quantidades de alimento a base de ovos e alimentos vivos.
Estado de conservação da espécie
O diamante-estrela classifica esta espécie como Menos Preocupante da IUCN com uma população decrescente porque embora sua população possa estar diminuindo lentamente (e a subespécie nominal pode agora estar extinta).