Diamante-mandarim: origem, características, reprodução, comportamento, alimentação e habitat
Diamante-mandarim (Taeniopygia guttata) é uma ave que pertence a familia Estrildidae, conhecido também como pássaro mandarim ou mandarim-de-timor.
Além disso, esta espécie de ave de pequeno porte, com 11 a 12 centímetros de comprimento, é uma ave muito gregária e, na natureza, nunca estão longe do resto do bando ou do seu parceiro.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Origem
O diamante-mandarim é originário da Australásia e é nativo da Austrália, Timor e Indonésia, e ocorre também em Portugal, Brasil, e nos Estados Unidos como espécie introduzida.
Características do diamante-mandarim
O diamante-mandarim é uma ave que tem a barriga branca e cinzento mosqueado de preto no dorso e asas, a cauda é preta e branca e o bico é vermelho vivo.
Além disso, o macho se diferencia da fêmea por possuir manchas alaranjadas ou castanhas abaixo de cada olho, as fêmeas têm em geral o bico mais claro e os juvenis têm o bico marrom-escuro quase negro.
Esses pequenos passarinhos atingem o tamanho médio entre 11 e 12 centímetros de comprimento, e podem pesar até 12 gramas, e sua expectativa de vida pode chegar aos 8 anos, sempre variando conforme a qualidade de vida deste animal.
Reprodução do diamante-mandarim
A maturidade sexual dessas aves é precoce, com três ou quatro meses de vida ela já inicia o ciclo reprodutivo, mas o ideal é esperar mais quatro a cinco meses para acasalar machos e fêmeas.
Isso ocorre porque eles são mais resistentes e dispostos a realizar todas as funções reprodutivas, o diamante-mandarim se reproduz o ano todo e com facilidade, as fêmeas colocam de 4 a 8 ovos por colônia, que levam de 12 a 14 dias para eclodir.
Os machos são ótimos parceiros e praticamente constroem sozinhos o ninho de tangerina na natureza.
Comportamento do diamante-mandarim
É uma ave extremamente sociável, dando-se bem com outros passeriformes e por vezes mostrando boas habilidades sociais, os diamantes-mandarins adoram pular, voar e brincar, é um ótimo animal de estimação.
Na natureza, eles normalmente vivem em rebanhos onde podem formar pares para toda a vida, adaptam-se muito bem a aviários e gaiolas e são adequados para iniciantes devido à sua facilidade de uso.
Apesar de simples, sua manutenção deve ser feita corretamente e proporcionar espaço adequado, nutrição balanceada e abrigo conforme a necessidade do frio e limpeza frequente.
Habitat
Esta espécie de ave habita em pastos com arbustos e plantas gramíneas rasteiras.
Alimentação
Na Natureza, diamante-mandarim se alimenta de sementes e grãos.