Diamante mascarado: origem, características, reprodução, alimentação e comportamento
O diamante-mascarado (Poephila personata) é uma ave da família Estrildidae, conhecido também como bavete.
Além disso, esta espécie é bastante comum na savana seca em todo o norte da Austrália, de Kimberley, através do Top End, o país do Golfo e a parte sul da Península de Cape York, mas sempre perto de cursos de água.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Origem
O diamante-mascarado é uma ave nativa da Índia.
Características do diamante-mascarado
O diamante-mascarado é uma ave que mede 12,5 entre 13,5 cm de comprimento, e o macho é maior quer a fêmea, porém os sexos são semelhantes.
Além disso, a plumagem da ave é marrom-canela acima e mais claro abaixo com uma garupa branca, marca preta nos flancos e máscara facial preta.
Esta espécie também possui um bico amarelo pesado e uma cauda preta pontiaguda, a subespécie tem bochechas esbranquiçadas.
Reprodução do diamante-mascarado
A propagação desta ave é relativamente fácil e ocorre de setembro a julho, dependendo das condições climáticas, o mascarado constrói o ninho com fibra de coco ou com grama fina.
A fêmea põe cerca de cinco a seis ovos brancos que eclodem 15 dias depois e os filhotes de diamante-mascarado saem do ninho com cerca de 45 dias e ficam independentes.
Comportamento
Os diamantes-mascarados possuem o comportamento um pouco agitado e muito sensível, eles se alimentam durante o dia, principalmente no solo em busca de sementes de grama.
Além disso, a noite e no início da manhã, eles se reúnem em grandes números em torno de poços de água para beber, limpar e se enfeitar, sacudindo o rabo para o lado e tagarelando incessantemente.
Fotos do diamante-mascarado
Alimentação
Esta espécie de pássaro diamante se alimenta principalmente sementes e gramas.