Diamante-modesto ( Neochmia modesta) é uma ave que pertence a família Strildidae, é uma ave extremamente sociável e que desde cedo cativou os apreciadores de exóticos por todo o mundo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie é encontrado em áreas de pastagens mais secas, incluindo áreas agrícolas, onde se alimenta na grama ou no solo, ás vezes em grandes bandos, misturados com outras espécies.
Origem
O diamante-modesto é uma ave originário da Austrália.
Características do diamante-modesto
O diamante-modesto é uma ave robusta, com bico forte e atarracado e cauda longa, a ave distingue-se pela sua fina coloração zebrada, que é branca e está presente nas sobrancelhas, pescoço, peito, ancas e cauda, enquanto nos rêmiges existem duas fiadas de manchas brancas.
Além disso, o bico é preto, as pernas são cor de carne e os olhos são castanhos escuros, no macho também há um babador cor de ferrugem e uma mancha frontal da mesma cor (muitas vezes com uma cor mais viva tendendo ao vermelho púrpura).
Com relação a fêmea é semelhante ao macho, mas não possui a mancha preta no queixo do macho.
Reprodução do diamante-modesto
A reprodução do diamante-modesto é relativamente fácil, no entanto, não é inédito o facto de algumas vezes abandonarem o ninho e negligenciarem os ovos.
Para evitar esta situação, no começo da primavera o casal deve ser colocado numa gaiola de criação com medidas mínimas de 50x40x40, com um ninho para exóticos (uma pequena caixa de madeira ou mesmo os cestos de sisal/juta que facilmente encontramos no mercado) e algum desperdício que sirva de forro. A fêmea coloca entre 4 a 6 ovos que obedecem a um período de incubação de cerca de 14 dias.
Habitat
O diamante-modesto é encontrado em savana seca e matagal seco subtropical/tropical na Austrália.
Alimentação
Esta espécie de pássaro diamante se alimenta de fruta e vegetais (espinafre, alface, couve) e sementes.