Diamante-phaeton (Neochmia phaeton) é uma espécie de ave da família Estrildidae, é uma das poucas espécies australianas que demonstram serem agressivas e territoriais.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O diamante-phaeton é encontrado em todo o norte da Austrália, bem como em partes do sul da Nova Guiné.
Origem
O diamante-phaeton é nativo da Austrália, Indonésia, Papua-Nova e Guiné.
Características do diamante-phaeton
O diamante-phaeton é uma ave pequena que mede 14cm de comprimento, a plumagem é vermelho quase pelo corpo todo, enquanto que a fêmea só tem envolta do bico.
A cauda é longa com manchas brancas que percorrem as laterais do corpo, no pescoço tem tons de cinza Além disso, esta espécie é sexualmente dimórfica, isso porque as fêmeas são ligeiramente mais pálidas.
Reprodução do diamante phaeton
Na reprodução do diamante-phaeton a fêmea põe até oito ovos brancos em um ninho volumoso em forma de garrafa feito de grama áspera e casca, e colocado entre as folhas mortas de uma árvore pandano.
Além disso, os ovos são incubados por ambos os sexos, e ambos os sexos alimentam os filhotes, embora ambos os sexos cuidem dos filhotes durante o dia, apenas a fêmea cuida deles à noite.
Alimentação
A dieta do diamante-phaeton consiste em sementes, principalmente de gramíneas, os insetos constituem o principal componente da dieta durante a época de reprodução.
Estado de conservação da espécie
De acordo com a Lista Vermelha da IUCN , o diamante-phaeton é classificado como menor preocupação, e a sua população atual é estável e não vê nenhuma ameaça substancial. Entretanto, o seu habitat tem sido vulnerável devido a inundações causadas pela construção de barragens.
Fotos do diamante-phaeton
Distribuição do diamante phaeton
O diamante-phaeton pode ser encontrado no norte da Austrália Ocidental, através do Top End e Barkly Tableland no Território do Norte, até o Golfo do País do noroeste de Queensland.