Aves

Diglosa azul: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Por Thomas Jeferson, em 01/03/2023
habitat do diglosa azul

Diglosa azul ( Diglossa glauca )é uma espécie de passeriforme da família Thraupidae , pertencente ao numeroso gênero Diglossa .

diglosa azul
diglosa azul

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

É encontrado nas florestas andinas úmidas da Colômbia , Equador , Peru e Bolívia . É a única espécie de perfurador de flores com olhos amarelos brilhantes.

Características do diglosa azul

caracteristicas do diglosa azul
caracteristicas do diglosa azul

O diglosa azulo atinge um comprimento corporal de cerca de 11 a 12 cm e pesa cerca de 9,5 a 13,0 g. É um pequeno bico adunco com olhos dourados.

O bico preto é levemente curvado para cima sem um gancho na ponta do bico superior. O macho é principalmente azul profundo com uma área muito estreita de preto na frente do crânio, freio e queixo.

As coberturas das asas superiores, penas de vôo e cauda são escuras com franjas azuis profundas. As pernas são escuras. A fêmea é muito semelhante ao macho, mas parece um pouco mais opaca.

Habitat do diglosa azul

habitat do diglosa azul
habitat do diglosa azul

O diglosa azulo prefere florestas úmidas a úmidas com musgo, como nuvens e florestas nubladas e as bordas úmidas da floresta.

Move-se na Colômbia em altitudes de 1400 a 2300 metros, no Equador principalmente entre 1000 e 1800 metros e no Peru entre 1000 e 2300 metros. Em geral, ele vive um pouco abaixo de muitos coespecíficos da mesma espécie em seu alcance. [

Reprodução do diglosa azul

Nada se sabe sobre a biologia reprodutiva do diglosa azulo.

Alimentação do diglosa azul

alimentacao do diglosa azul
alimentacao do diglosa azul

Acredita-se que o diglosa azul alimenta-se principalmente de insetos, bagas e néctar .

Canto do diglosa azul

Ao forragear, o diglosa azulo em forma de gancho geralmente emite um kiii puro e brilhante que soa mecânico ou semelhante a um anfíbio. Às vezes ele diz isso duas vezes, o que soa como ti-ti-dwiir . Um psu afiado também faz parte de seu repertório.

Os vocais na Colômbia são descritos como uma série fina e brilhante de trinados e acelerações, pausando brevemente, depois acelerando e finalmente terminando em confusão. No Peru, o canto é considerado variável, muito agudo e ondulante, com qualidade melancólica.

Isso soa menos musical do que Lieder vom Maskehakenschnabel , mas mais variado do que o Lied vom Silberhakenschnabel . Ele também pode fazer gorjeios planos assimEmitir Slatehookbeak .

No entanto, esta descrição está em desacordo com as gravações do Equador e do Peru, que soam como o canto do bico em forma de anil, mas são um pouco mais curtos e menos penetrantes. Portanto, soa como notas de ti muito altas ou com um andamento moderado e um tom ligeiramente descendente como ti-ti-te-te-te .

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2023/03/Canto-do-diglosa-azul.mp3?_=1
canto do diglosa azul
canto do diglosa azul
Sair da versão mobile