Diuca ( Diuca diuca ) de aveda família Thraupidae , atualmente a única pertencente ao gênero Diuca . É nativa do Cone Sul da América do Su
Distribui-se como residente reprodutivo desde o noroeste da Argentina (uma população mais ao norte, no sul da Bolívia ) e norte do Chile ( Antofagasta ).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Atinge entre 16 e 17 cm de comprimento. A diuca passa a maior parte do tempo ciscando o solo em busca de alimento, Anteriormente inserido na família Emberizidae.
Características da diuca
Atinge entre 16 e 17 cm de comprimento. Sua coloração geral é cinza com uma grande mancha branca na garganta e no abdome e setores cor de canela no ventre.
Suas penas infracaudais são brancas com bordas canela. Suas asas e cauda são pretas, esta última com uma mancha branca na ponta.
O bico é enegrecido, cinza-azulado na base e na mandíbula, as pernas são marrom-acinzentadas a enegrecidas. A íris é marrom.
As fêmeas são levemente mais tingidas de marrom, embora ambos os sexos das aves patagônicas também sejam e sejam menores.
Reprodução da diuca
Durante o período reprodutivo vive aos pares, mas durante o resto do ano forma bandos maiores. Nidifica do final de agosto a dezembro.
O ninho, feito de gramíneas e fibras, pode ser em qualquer arbusto, arvorezinha ou arbusto, mas nunca no chão.
Os ovos, que numeram de dois a quatro, são azul-esverdeados pálidos cobertos por muitas manchas e manchas esverdeadas ou marrom-oliva, e medem 24 x 17 mm. A subespécie Diuca diuca crassirostris põe ovos maiores, medindo 25 x 18 mm.
Habitat da diuca
Distribui-se como residente reprodutivo desde o noroeste da Argentina (uma população mais ao norte, no sul da Bolívia ) e norte do Chile ( Antofagasta ), ao sul (através do oeste e toda a Patagônia ) até o sul da Argentina (sul de Santa Cruz) e sul do Chile (até ao Estreito de Magalhães ).
Nos invernos do sul, alguns migram para o leste da Argentina, oeste do Uruguai , chegando ao extremo sudoeste do Brasil ( Rio Grande do Sul ).
Esta espécie é geralmente comum em uma variedade de habitats abertos , áreas arbustivas, jardins, áreas cultivadas, estepes, pastagens, principalmente abaixo de 2.000 m de altitude , atingindo até 3.600 m no noroeste da Argentina.
Alimentação da diuca
Sua dieta consiste basicamente em vegetais, sementes e alguns artrópodes , principalmente durante a época de reprodução. Ocasionalmente come frutas .
Canto da diuca
A diuca costuma cantar principalmente pela manhã; Tem um canto melodioso, contínuo e lento. Por exemplo « chit, chuuit, chuuit-chiu, chuuit.