O dom -fafe ( Pyrrhula pyrrhula )é uma espécie de ave da família dos tentilhões que pertence ao gênero Pyrrhula.
Habita a Europa , Ásia Ocidental , Ásia Oriental , incluindo Kamchatka e Japão , e Sibéria . Tanto nas terras baixas como nas florestas de montanha, o dom-fafe vive em florestas de coníferas , predominantemente em abrigos de abetos , mas também em florestas mistas leves com poucoconíferas ou vegetação rasteira.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Sua dieta consiste em sementes semi-maduras e maduras de ervas silvestres e brotos . A espécie está atualmente classificada como não ameaçada de extinção.
Características do dom -fafe
Como todos os membros do gênero , o dom-fafe é atarracado, com pescoço curto e pés finos. É caracterizado por um cabeçote preto, um queixo preto e um bico preto grosso.
As asas pretas têm uma faixa branca. A garupa é branca e a cauda é preta. Os olhos são castanhos profundos. Bullfinches têm um comprimento de corpo de cerca de 15 a 19 centímetros.
A envergadura é de 22 a 26 centímetros e o peso corporal costuma ficar em torno de 26 gramas.O dom-fafe apresenta um claro dimorfismo sexual .
O macho tem o dorso cinza-azulado. Barras das asas, barriga, infracaudale e garupa são brancas, bochechas, peito, flancos e barriga superior vermelho-rosa brilhante.
Os pés são marrom-escuros. A fêmea tem o dorso cinza acastanhado. O peito, os flancos e a parte inferior são castanho-acinzentados claros com um leve tom avermelhado. Os pés são enegrecidos.
Habitat do dom-fafe
O dom-fafe vive em florestas de coníferas , principalmente em abrigos de abetos , mas também em florestas mistas leves com poucas coníferas ou vegetação rasteira.
Também pode ser encontrado nas bordas de clareiras , em cortes rasos e em caminhos e corredores . O dom-fafe também frequenta parques e jardins .
No entanto, as árvores coníferas, especialmente os abetos, devem necessariamente estar presentes aqui. Raramente é encontrado em cemitérios ou biótopos cobertos de bétulas e arbustos densos. Na primavera, costuma visitar pomares ou prados .
Reprodução do dom-fafe
O dom-fafe se envolve em um casamento reprodutivo monogâmico . A formação de pares presumivelmente começa antes do início do inverno, mas geralmente ocorre em fevereiro.
A evidência de uma coesão ao longo da vida ainda está faltando. O dom-fafe atinge a maturidade sexual no primeiro ano de vida. A época de reprodução é entre abril e agosto.
No curso da mudança climática, no entanto, a época de reprodução está sendo empurrada cada vez mais para setembro.
Alimentação do dom-fafe
O dom-fafe alimenta-se principalmente de sementes semi-maduras e maduras de ervas e árvores silvestres , bem como de rebentos .
Canto do dom-fafe
A chamada de contato vocal do dom-fafe é expressa em um “bit-bit” suave. A atração é expressa por um “djü” ou “diü” suave.
Pode ser ouvido com frequência e relativamente longe, principalmente fora da época de reprodução, especialmente em bandos no outono e inverno.
Durante a época de reprodução, serve para comunicar com o parceiro e como sinal de identificação. Quando excitados, os dom-fafe soltam um “du-du” enquanto soltam um “chrüääh” quando estão com medo. A chamada de agressão consiste em repetições de um alto “chier-chier”.