O dom-fafe de cabeça cinzenta( Pyrrhula erythaca ) é uma espécie de ave da subfamília dos pintassilgos que pertence ao gênero dos Pyrrhula.
A espécie ocorre em três subespécies na Ásia. A espécie está listada como de menor preocupação pela IUCN .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do dom-fafe de cabeça cinzenta
O comprimento do corpo do dom-fafe de cabeça cinzenta varia entre 13 e 17 centímetros, dependendo da subespécie. Há um dimorfismo sexual . As partes de cor laranja-avermelhada do corpo estão faltando na fêmea.
O macho é marrom-acinzentado na parte superior do corpo. A cabeça, bochechas, pescoço e garganta são cinza. A testa, a área ao redor dos olhos, as rédeas e o queixo são pretos. Esta máscara facial preta é demarcada em branco do topo da cabeça e do pescoço.
As asas e a cauda são pretas com um brilho azulado. O tórax, abdômen superior e flancos da subespécie P. e. erythaca e P.e. wilderi vermelho-alaranjado.
A barriga é branca. A garupa e as coberturas superior e inferior da cauda também são brancas. O bico é preto brilhante, os olhos são castanhos escuros.
Habitat do dom-fafe de cabeça cinzenta
O habitat são florestas de coníferas e bétulas e povoamentos de rododendros. O dom-fafe de cabeça cinzenta é uma espécie de grandes altitudes.
Nos meses de verão, ocorre em altitudes a partir de 2.400 metros e é observada até a linha da vegetação. Durante os meses de inverno, procura altitudes mais baixas.
Reprodução do dom-fafe de cabeça cinzenta
A embreagem consiste de quatro a seis ovos. A casca dos ovos é azul com manchas escuras e rabiscos. Apenas a fêmea incuba. O período de incubação é de 14 dias. Os pássaros jovens voam após 18 a 20 dias. Dom-fafe de cabeça cinzenta costumam criar duas ninhadas por ano.
Alimentação do dom-fafe de cabeça cinzenta
A dieta dos dom-fafe de cabeça cinzenta é essencialmente granívora , sendo maioritariamente composta por sementes (sobretudo salgueiro , bétula e espinheiro-marítim ) e cereais, mas incluindo também outros materiais de origem vegetal como rebentos, frutos e bagas.
Estado de conservação
Apesar de uma ampla distribuição, a espécie é considerada globalmente rara ou localmente bastante comum.
De facto, o seu estatuto depende muito da localização porque parece francamente comum apenas localmente, como no Vale do Panda em Seutchouan onde beneficia da proteção proporcionada pela reserva natural de Wolong, dedicada aos pandas e no Eaglenest Biodiversity Project. Arunachal Pradesh, no extremo nordeste da Índia.