Êider-edredão: características, reprodução, comportamento, alimentação e canto
Êider-edredão (Somateria mollissima) é uma espécie de pato que pertence a família anatídeos, é um pato das zonas costeiras do hemisfério Norte, pertencente à ordem dos anseriformes.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, na América do Norte ocorrem várias subespécies, tendo a subespécie do Pacífico o bico laranja e a do Atlântico o bico esverdeado, e na parte final do verão, as fêmeas reúnem-se em bandos com as suas ninhadas de patinhos, muitas vezes misturadas umas com as outras.
As populações europeias são parcialmente migradoras, mas não costumam invernar para sul de França, sendo a ocorrência desta espécie em Portugal claramente excepcional.
Características do êider-edredão
O êider-edredão mede cerca de 53 – 60 cm de comprimento, com relação a plumagem o macho possui a cor preta e branca, e a fêmea é acastanhada, mas ainda pode ser facilmente distinguida de todos os patos, exceto outras espécies de êideres, com base no tamanho e formato da cabeça.
Reprodução do êider-edredão
O ninho do êider-edredão é construído próximo ao mar e forrado com edredom , arrancado do peito da fêmea, este forro macio e quente tem sido colhido há muito tempo para encher travesseiros e colchas, mas nos anos mais recentes foi amplamente substituído por alternativas sintéticas e de gansos de fazenda domésticos.
Embora almofadas ou colchas de edredons sejam agora uma raridade, a colheita de edredons continua e é sustentável, pois pode ser feita depois que os patinhos saem do ninho sem causar danos aos pássaros.
Comportamento do êider-edredão
Os êiders-edredões são aves de colônias, e elas nidificam em ilhas costeiras em colônias que variam em tamanho de menos de 100 a mais de 15.000 indivíduos.
Além disso, os Eiders fêmeas frequentemente exibem um alto grau de filopatria natal, onde voltam para se reproduzir na mesma ilha onde nasceram, isso pode levar a um alto grau de parentesco entre indivíduos que nidificam na mesma ilha, bem como ao desenvolvimento de estruturas sociais femininas baseadas em parentesco.
Este parentesco provavelmente desempenhou um papel na evolução dos comportamentos de reprodução cooperativa entre os eiders. Exemplos desses comportamentos incluem postura de ovos nos ninhos de indivíduos aparentados e creching, onde fêmeas de eiders se unem e dividem o trabalho de criação dos patinhos.
Alimentação
Esta espécie mergulha à procura de crustáceos e moluscos, sendo o mexilhão o seu alimento preferido, o eider comerá mexilhões engolindo-os inteiros; as cascas são então esmagadas em sua moela e excretadas.
Canto da êider-edredão
O canto do êider-edredão é um grito de exibição ele emite um som de “ah-ooo” quase humano, enquanto a galinha emite grasnados roucos, este é uma espécie é muitas vezes facilmente acessível.
Fotos do êider-edredão
Distribuição geografica
O êider-edredão é uma espécie de de pato que pode ser encontrada, nidificando nas zonas costeiras a norte do paralelo 55º, nomeadamente na Europa, na Gronelândia, no Canadá, no Alasca e na Sibéria.
As populações europeias são parcialmente migradoras, mas não costumam invernar para sul de França, sendo a ocorrência desta espécie em Portugal claramente excepcional.