Entufado: características, reprodução, habitat, alimentação e canto
Entufado (Merulaxis ater) é uma ave da família do Rhinocryptidae e pertence ao gênero do Merulaxis também conhecido como slaty bristlefront
Essa espécie é encontrado apenas no sudeste do Brasil, em uma estreita faixa próxima à costa atlântica desde o sul do Espírito Santo até Santa Catarina .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do entufado
O entufado tem 18,5 cm de comprimento. Um macho pesava 37,2 g e uma fêmea 33 g . O macho é principalmente cinza azul escuro.
A parte inferior das costas é marrom escura e os flancos, cloaca e cauda são pretos. A fêmea é toda em tons de marrom, mais clara na garganta e no peito.
Ambos os sexos têm uma crista de penas curtas e duras que ficam eretas na base do bico e na testa.
Habitat
O entufado é encontrado apenas no sudeste do Brasil, em uma estreita faixa próxima à costa atlântica desde o sul do Espírito Santo até Santa Catarina . Pode ter ocorrido anteriormente mais ao norte, no sul da Bahia .
O entufado é um pássaro de florestas úmidas em terras baixas e montanhas. Em alguns locais, é encontrado em altitudes tão baixas quanto 100 m, mas normalmente seu limite inferior é de 400 m .
Na parte norte de sua distribuição, é encontrado apenas nas montanhas, com altitude de até 1.800 m
Alimentação do entufado
Pouco se sabe sobre a dieta do entufado. Sabe-se que forrageia aos pares, embora não muito juntos, no solo e em vegetação rasteira
Reprodução do entufado
Foi descrito um ninho de frente de cerda xistosa, no estado do Rio de Janeiro . Foi construído por ambos os membros de um par usando galhos, folhas estreitas e caules de folhas com revestimento de líquen.
Ele foi colocado em uma toca aproximadamente horizontal de pelo menos 1,24 m comprimento em um banco de terra.
Canto do entufado
O entufado começa sua música com uma série de cliques seguidos por um trinado descrito como “risada histérica”. Tem várias chamadas, descritas como “tsewk-tsewk, pit”, “keekick” e “he-he-heeheeheehee”.