Escrevedeira-de-garganta-preta (Emberiza cirlus) é uma especie de ave da família dos Emberizidae que pertence ao gênero dos Emberiza.
A escrevedeira-de-garganta-preta é uma ave residente – a sua distribuição estende-se pelo sul da Europa e Norte de África. No sul da Alemanha existem pequenas populações em locais expostos ao calor.
As bandeirinhas preferem paisagens abertas e densas; sua dieta consiste em sementes menores e insetos .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da escrevedeira-de-garganta-preta
A escrevedeira-de-garganta-preta é uma pequena ave medindo entre 15-16,5 cm de comprimento e envergadura entre 22-22,5 cm 2 com bico grosso adaptado para se alimentar de sementes.
O macho tem a cabeça amarela brilhante, coroada de preto, com faixa preta nos olhos e na garganta e uma faixa esverdeada no peito que atravessa o ventre amarelo.
O dorso é marmorizado de cor marrom-acastanhada. A fêmea é semelhante à bandeira de cauda amarela , mas a parte inferior das costas é marrom acinzentada e os ombros são castanhos.
Habitat da escrevedeira-de-garganta-preta
A área de distribuição da cerca se estende do sudoeste da Europa (especialmente Espanha, França, Itália à Grécia, Áustria, Suíça, sul da Alemanha, sul da Inglaterra) ao norte da África (norte de Marrocos à Tunísia) e Ásia Menor.
É uma ave residente no sul de sua área de distribuição. Nos Alpes é um migrante parcial e de curta distância e está ausente nos meses de inverno.
A bandeira vive principalmente em habitats arbustivos com árvores individuais mais altas, mas também pode ser encontrada em terras cultivadas ensolaradas e em vinhedos. Prefere encostas expostas ao sol. Internacionalmente, a espécie é classificada como não ameaçada.
Reprodução da escrevedeira-de-garganta-preta
Geralmente a escrevedeira-de-garganta-preta nidificam no solo, dentro de uma cobertura espessa como a oferecida por arbustos e sebes, embora optem geralmente por abrunheiros , vassouras e amoras .
A época de acasalamento e reprodução vai de abril a meados de setembro, e os casais podem ter até 3 ninhadas nesse período. São aves de natureza sedentária e muitas vezes viajam apenas cerca de 250 m dos seus ninhos em busca de alimento no verão e até 2 km no inverno.
A ninhada geralmente consiste em 2 a 5 ovos que apresentam marcas características desta espécie. A incubação dura cerca de 12 dias. Durante este período, o macho alimenta a fêmea, bem como por mais 11 a 14 dias após a eclosão dos filhotes.
Alimentação da escrevedeira-de-garganta-preta
No verão sua alimentação habitual consiste em invertebrados como gafanhotos e grilos , com os quais alimentam seus filhotes. No inverno alimentam-se de pequenas sementes e pequenas gramíneas.
Canto da escrevedeira-de-garganta-preta
A escrevedeira-de-garganta-preta chama “zieh” ou “tzii” breve e agudo, ou “tick” ou “tsittit” ainda mais forte. Ao contrário de algumas outras espécies de pássaros canoros, esta espécie de bandeira não tem pré-canto.
Os cantos são mais altos e mais finos que os do martelo amarelo. A música consiste em um verso sonoro monótono que lembra toutinegras e toutinegras da montanha .