Escrevedeira-de-pallas (Emberiza pallasi) é uma especie de ave da família dos Emberizidae que pertence ao gênero Emberiza.
A família de aves Emberizidae contém cerca de 300 espécies comedoras de sementes, a maioria das quais encontradas nas Américas, embora o género Emberiza , com mais de 40 membros, esteja confinado ao Velho Mundo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da escrevedeira-de-pallas
A escrevedeira-de-pallas é um pequeno passeriforme, semelhante a uma pequena bandeira de junco . Possui um pequeno bico de comedor de sementes.
O macho tem a cabeça e a garganta pretas, o pescoço e a parte inferior do pescoço brancos e o dorso cinza com muitas listras (a bandeira de junco tem o dorso mais marrom).
A fêmea é muito mais opaca, com a cabeça listrada de marrom. É menos listrado abaixo do que a bandeira feminina.
Habitat da escrevedeira-de-pallas
Criação de aves migratórias. Habita tundras alpinas de capim-algodão com arbustos de salgueiro anão em áreas pantanosas e com matagais de bétula anã nas colinas, em altitudes de 2.100 a 2.600 metros acima do nível do mar.
Reprodução da escrevedeira-de-pallas
A reprodução ocorre entre junho e agosto, sendo mais precoce no norte de sua distribuição. O ninho fica em um arbusto, normalmente feito de gramíneas e ciperáceas, forrado com materiais mais finos, como gramíneas menores e cabelos.
São postos de 3 a 5 ovos de cor creme, que apresentam marcas semelhantes a pêlos, características das bandeirolas. O período de incubação é de 11 dias.
Alimentação da escrevedeira-de-pallas
A escrevedeira-de-pallas alimenta-se de insetos quando alimenta os filhotes e, caso contrário, em sementes.
Canto da escrevedeira-de-pallas
O macho canta em arbustos altos, gritando várias vezes seguidas sons monótonos, mais ou menos separados: “tivr, tivr…” ou “zriv, zriv…”.
Eles cantam pouco. O chamado e o sinal de preocupação não são semelhantes ao chilrear habitual da aveia, mas sim se assemelham a sons suaves de chilrear: “chilp” ou “chilyup”.