Aves

Escrevedeira-dos-caniços: características, habitat, reprodução e alimentação

Por Thomas Jeferson, em 15/09/2023 (atualizado em 19/10/2023)
escrevedeira dos canicos

Escrevedeira-dos-caniços (Emberiza schoeniclus) é uma especie de ave da família dos Emberizidae que pertence ao gênero dos Emberiza.

A estamenha de junco não está ameaçada globalmente e é classificada como menos preocupante pela IUCN . A população europeia estimada é de pelo menos 4,8 milhões de casais, com redutos específicos na Suécia, Polónia e Noruega.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Características da escrevedeira-dos-caniços

escrevedeira-dos-canicos
escrevedeira-dos-canicos

A escrevedeira-dos-caniços é uma ave de tamanho médio, 13,5–15,5 cm (5,3–6,1 pol.) De comprimento, com um bico pequeno, mas robusto, de comedor de sementes.

O macho tem a cabeça e a garganta pretas, o colarinho e a parte inferior do pescoço brancos e o dorso marrom com muitas listras.

A fêmea é muito mais opaca, com a cabeça listrada de marrom e mais listrada na parte inferior. A canção do macho é um canto repetitivo .

Habitat da escrevedeira-dos-caniços

habitat da escrevedeira-dos-canicos
habitat da escrevedeira-dos-canicos

A escrevedeira-dos-caniços é uma ave característica das zonas húmidas e vive em áreas médias a grandes de caniçais e juncos, nas margens de águas com arbustos, pântanos relvados com arbustos intercalados e em matagais de salgueiros em prados pantanosos.

No outono, às vezes vai para os campos de milho e grãos colhidos, onde procura alimento – muitas vezes junto com tentilhões e pardais .

Ao migrar e em zonas de invernada , permanece nas margens dos lagos e nas zonas húmidas. No entanto, também é frequentemente encontrado longe de corpos d’água e procura alimento em áreas agrícolas, clareiras florestais e dunas de areia.

Reprodução da escrevedeira-dos-caniços

reproducao da escrevedeira-dos-canicos
reproducao da escrevedeira-dos-canicos

A reprodução normalmente começa no início de abril, terminando no final de agosto dependendo da localização e altitude. A espécie é monogâmica.

O ninho é construído com galhos, grama e junco forrado com materiais mais finos, como cabelo, musgo e radículas em um arbusto ou touceira de junco.

São postos de 4 a 5 ovos cinza-oliva, que apresentam marcas semelhantes a cabelos, características das bandeirolas. O período de incubação é de 12 a 15 dias, onde os filhotes são alimentados por ambos os pais.

Alimentação da escrevedeira-dos-caniços

alimentacao da escrevedeira-dos-canicos
alimentacao da escrevedeira-dos-canicos

Seu alimento natural consiste em insetos quando alimenta os filhotes e, caso contrário, em sementes.

Estado d conservação 

A escrevedeira-dos-caniços não está ameaçada globalmente e é classificada como menos preocupante pela IUCN . A população europeia estimada é de pelo menos 4,8 milhões de casais, com redutos específicos na Suécia, Polónia e Noruega.

No entanto, a estamenha de junco está supostamente em declínio na Noruega, Suécia, Dinamarca e Alemanha.

estado de conservacao da escrevedeira-dos-canicos
estado de conservacao da escrevedeira-dos-canicos
Sair da versão mobile