Escrevedeira-pigmeia: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Escrevedeira-pigmeia (Emberiza pusilla) é uma é uma especie de ave da família dos Emberizidae que pertence ao gênero dos Emberiza.
A pequena escrevedeira-pigmeia é uma ave migratória . Nidifica na tundra do norte da Ásia e nordeste da Europa , onde se reproduz principalmente no norte da Finlândia.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da escrevedeira-pigmeia
Fora da época de acasalamento, a pequena bandeira tem uma cor bastante discreta. As características mais importantes para distingui-los de outras espécies (como a estamenha de madeira ou a estamenha de junco de aparência semelhante ) são o seu tamanho pequeno e as bochechas marrom-avermelhadas.
Durante a época de acasalamento, as cores do macho são claramente visíveis. Agora a divisão e as bochechas tornam-se castanhas com fortes bordas pretas. A parte superior é listrada de marrom e preta, a parte inferior branca tem finas listras pretas.
A fêmea é significativamente mais opaca que o macho. Em vôo, a bandeira parece bastante atarracada. Com 13,5 cm de comprimento e 15 g de peso, é uma das espécies menores da família.
Habitat da escrevedeira-pigmeia
A ascrevedeira-pigmeia é uma ave migratória que nidifica na taiga , distribuindo-se por todo o norte da Eurásia , desde o leste da Escandinávia até o extremo nordeste da Ásia, deslocando-se para o sul para passar o inverno no sul da China e regiões adjacentes ao extremo nordeste do subcontinente indiano .
Estas aves permanecem nos seus quartéis de inverno durante bastante tempo, sendo os exemplares capturados até ao final de março em Yunnan.
No Butão, onde uma pequena população passa o inverno, eles são geralmente encontrados em campos agrícolas, principalmente entre 1.000 e 2.000 m de altitude. Na Europa Ocidental é um caminhante raro.
Reprodução da escrevedeira-pigmeia
O ninho é construído no solo ou próximo ao solo em salgueiros ou pequenas bétulas. A ave utiliza talos, musgo e líquen para construir ; O interior é forrado com grama fina e cabelo para acolchoamento.
Os ovos, em número de 4 a 5, são cinza claro a esverdeados e têm cerca de 19 mm de comprimento. Eles são incubados por 11 a 12 dias. Há uma, às vezes duas ninhadas por ano.
Alimentação da escrevedeira-pigmeia
A escrevedeira-pigmeia alimenta-se principalmente de sementes, complementando sua dieta com insetos, principalmente na época de reprodução.
Canto da escrevedeira-pigmeia
As chamadas são curtas, como “phuick” ou “tschick”. A canção, uma “zwi zwi zwi zwiehdi-di” cantada com tons variáveis, lembra uma bandeirola e lembra a do martelo amarelo e do ortolano .