Esmerilhão (falco columbarius) é um falcão pequeno e feroz da família dos falconídeos, esta ave chega a medir até 33 cm de comprimento.
Esta espécie apresenta dimorfismo sexual, isto é, o macho não é parecido com a fêmea, possui a silhueta de um falcão de pequenas dimensões.
Enquanto a fêmea e os juvenis são bastante semelhantes, com o peito barrado sobre fundo branco, e dorso acastanhado escuro.
Além disso, o macho apresenta barras pequenas no peito, em fundo alaranjado e dorso cinzento-azulado.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre esse maravilhoso pássaro e origem.
Origem
O esmerilhão é uma ave originalmente das estepes asiáticas entre o Mar de Aral e as montanhas Altai.
Características do esmerilhão
O esmerilhão é uma ave que possui a silhueta de um falcão de pequenas dimensões.
Enquanto a fêmea e os juvenis são bastante semelhantes, possui o peito barrado sobre fundo branco, e dorso com uma coloração acastanhado escuro.
Por outro lado o macho adulto possui barras pequenas no peito, em fundo alaranjado e dorso cinzento-azulado.
Reprodução do esmerilhão
O esmerilhão ocupa ninhos abandonados por outras aves ou, às vezes, formar ninho diretamente no solo.
Além disso, ele coloca de 2 a 4 ovos, com um período de incubação de 28 a 32 dias.
Contudo, os filhotes ficam totalmente emplumados após 25 dias de vida e continuam dependentes dos pais por aproximadamente cinco semanas.
Habitat:
O esmerilhão é uma ave que habita em locais abertos com poucas árvores como pradarias, estepes, turfeiras ou mesmo simples terrenos baldios.
Porém, eles se adapta-se bem a uma grande variedade de terrenos desde orlas de floresta a zonas rochosas ribeirinhas, desde que existam na proximidade espaços abertos onde possa caçar.
Canto do esmerilhão
Alimentação do esmerilhão
O esmerilhão é um pássaro que se alimenta de pequenas aves complementando ocasionalmente a sua dieta com insetos ou pequenos mamíferos, répteis e anfíbios, em particular enquanto jovem.
Esta ave é um dos melhores caçadores entre as aves de dimensão comparável, com uma percentagem de sucesso dos seus ataques entre os 5% e 10%.
Contudo, o método de caça é de assustar possíveis presas escondidas entre a vegetação sobrevoando o território em voos baixos e bastante rápidos.
Além disso, em particular durante a época de criação, não se inibe de exibir comportamentos oportunistas que podem fornecer uma parte importante da sua dieta.
Sobretudo, os exemplos são a captura de presas afugentadas por outros predadores ou por atividades humanas, e a captura de jovens aves, por vezes diretamente do ninho.
Distribuição geográfica do esmerilhão
Por ser uma ave migratória os esmerilhões é uma ave que pode encontrada Norte da Europa e migram para a bacia do Mediterrâneo no Inverno.
Portugal, sul dos EUA e norte da América do Sul, nomeadamente norte do Peru e Venezuela, e por vezes Brasil, restrito à costa do estado da Bahia e ao Amazonas.