Aves

10 espécies de abibe: características, informações e muito mais

Por Rita de Cássia, em 21/03/2023
especies de abibe

Conheça as espécies de abibe e saiba como diferenciar cada espécie essas aves pertencem à família Charadriidae, elas são encontradas em zonas de cultivo e pastagens.

especies de abibe
especies de abibe

Além disso, esta é uma espécie que também pode ser encontrada em courelas agricultadas à beira-mar ou em terrenos e campos languinhosos e lamacentos, ausentando-se das regiões rochosas ou densamente florestadas.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas espécies de abibe.

Características gerais dos abibes

As aves abibes têm cerca de 28 a 30 centímetros de comprimento, quanto à plumagem, eles são tufados ou emplumados, com testa, garganta, dorso e peito pretos e partes inferiores brancas.

É verdade que tem no dorso uma penugem preta com reflexos esverdeados que se desvanece no inverno.

Na face apresenta um padrão de manchas faciais brancas que a distinguem das outras aves limícolas.

Ele também tem pernas longas e finas. Espécie insetívora, alimenta-se de invertebrados e minhocas.

Espécies de abibe

Abibe de cabeça preta

abibe de cabeca preta ( vanellus tectus)
abibe de cabeca preta ( vanellus tectus)

O abibe de cabeça preta ( Vanellus tectus) mede cerca de 25 a 27 cm de comprimento, tem aproximadamente o mesmo tamanho de um quero-quero espinhoso.

Esta espécie de abibe não possui dimorfismo sexual, e a cabeça é preta com uma pequena secção branca entre a testa e o bico, uma larga sobrancelha branca se estende até o pescoço.

Uma fina linha preta vai da frente do pescoço até o meio do peito, o resto da parte inferior do corpo é branco.

A parte superior do corpo e os lados do peito são castanhos claros, as asas são pretas, os élitros superiores são principalmente castanhos claros, a íris é amarela e o bico é vermelho com a ponta preta.

Abibe de cauda branca

abibe de cauda branca (vanellus leucurus)
abibe de cauda branca (vanellus leucurus)

O abibe de cauda branca (Vanellus leucurus) é um pouco semelhante ao abibe-sociável, porém a cauda toda branca, em vez da ponta preta, ele frequentemente visto em zonas húmidas densamente vegetadas.

O abibe de cauda branca é uma ave que  médio porte, ele tem pernas e o bico bastante longo, os adultos são pássaros esbeltos e eretos com dorso e pescoço castanhos, face mais pálida e peito cinzento.

Além disso, as suas pernas são amarelas, a cauda branca pura e distintas asas marrons, brancas e pretas tornam esta espécie inconfundível.

Por outro lado os pássaros jovens têm o dorso escamoso e podem apresentar um pouco de marrom na cauda.

Abibe mascarado 

abibe mascarado ( vanellus miles )
abibe mascarado ( vanellus miles )

O abibe mascarado ( Vanellus miles ) atinge um comprimento de corpo de até 35 centímetros e pesa até 450 gramas com uma envergadura de 85 centímetros.

O dimorfismo sexual desta espécie de abibe é apenas ligeiramente pronunciado, os machos permanecem ligeiramente menores que as fêmeas. No entanto, o esporão na asa tem 0,7 centímetros de comprimento nos machos e 0,2 centímetros nas fêmeas.

Por outro lado, as abas de pele sob os olhos são maiores nas mulheres do que nos homens, o cabeçote é preto até o pescoço, abarriga e a parte inferior são brancas.

As asas e o dorso são castanho-acinzentados claros, a parte inferior do corpo é branca, os grandes lóbulos faciais amarelos são impressionantes e o bico também é amarelo.

Abibe-comum

abibe-comum (vanellus vanellus)
abibe-comum (vanellus vanellus)

O abibe-comum (Vanellus vanellus) é uma ave que mede cerca de 28 a 30 centímetros de comprimento, com relação à plumagem, exibem um topete ou penacho, testa, garganta, dorso e peito pretos e partes inferiores brancas.

Com relação ao dorso, conta com uma penugem de cor negra com matizes esverdeados, que se esbatem no Inverno.

Além disso, o rosto, exibe um padrão de manchas brancas faciais, que a distinguem das demais aves limícolas.

Esta espécie de abibe é conspícua em zonas de cultivo e pastagens, e é especialmente visível na Primavera, pois nesta estação, o macho efetua o seu primeiro voo de exibição no território de nidificação.

abibe-comum coloniza habitats como pântanos de água doce, turfeiras, estuários e campos, ele se movimenta andando a vau, caminhando, ou efetuando pequenos voos e pousando no solo de seguida.

Abibe-de-faces-brancas 

abibe-de-faces-brancas ( vanellus crassirostris )
abibe-de-faces-brancas ( vanellus crassirostris )

O abibe-de-faces-brancas ( Vanellus crassirostris ) tem 29 a 31 cm de altura e pesa entre 160 e 225 g. Além da postura ereta, é característico o branco na face, testa, garganta, pescoço e coroa.

É delimitado pela larga gola preta, nuca e faixa peitoral com brilho azulado, o anel ocular é vermelho, o bico é rosa com a ponta preta e a base avermelhada, as pernas longas são vermelhas, os dedos são extraordinariamente longos.

Em vôo, os ombros brancos são destacados do resto da superfície superior preta das asas, de modo que o dorso marrom-acinzentado e as penas externas pretas das mãos criam uma impressão em preto e branco que lembra um pouco o branco- Abibe coroado ( Vanellus albiceps) lembrar.

A dieta do abibe-de-faces-brancas consiste em pequenos insetos, invertebrados, pequenos caramujos, ocasionalmente sementes de plantas, que se alimentam de vegetação flutuante semelhante a jaçanãs.

Abibe-do-sul 

abibe-do-sul (vanellus chilensis)
abibe-do-sul (vanellus chilensis)

O abibe-do-sul (Vanellus chilensis) é uma ave mede 37 centímetros de comprimento e pesa cerca de 277 gramas, possui um esporão pontudo, ósseo, com 1 centímetro de comprimento no encontro das asas, uma faixa preta desde o pescoço ao peito e ainda umas penas longas na região posterior da cabeça, tem um desenho chamativo de preto, branco e cinzento na plumagem.

Além disso, o íris e as pernas são avermelhadas, o esporão é exibido a rivais ou inimigos com um alçar de asa ou durante o voo.

Esta espécie de abibe se alimenta de invertebrados aquáticos e peixinhos que encontra na lama, para capturá-los, ele agita a lama com as patas para provocar a fuga de suas presas, também se alimenta de artrópodes e moluscos terrestres.

Abibe-listrado

abibe-listrado (vanellus tricolor)
abibe-listrado (vanellus tricolor)

O abibe-listrado (Vanellus tricolor) é uma ave de pequeno a médio porte, encontrada em pequenos grupos ou grandes bandos em solo descoberto em pastagens abertas.

Esta espécie de abibe é uma ave de tamanho médio com patas curtas arroxeadas escuras e uma tíbia vermelha opaca.

Além disso, eles variam de 25 cm a 29 cm de comprimento e pesam em média 190 gramas, a espécie tem  uma postura ereta e uma caminhada lenta, iniciando um trote mais rápido quando alarmados.

abibe-listrado  também tem o bico é amarelo claro com ponta preta e um pequeno carúnculo vermelho na base.

Abibe-preto-e-branco

abibe-preto-e-branco (vanellus armatus)
abibe-preto-e-branco (vanellus armatus)

O abibe-preto-e-branco (Vanellus armatus) é uma espécie de ave bastante ousado e estampado em preto, cinza e branco, possivelmente cores de alerta para os predadores.

Além disso, esta é uma das cinco espécies de abibe (duas africanas, uma asiática e duas neotropicais) que compartilham as características de olhos vermelhos e plumagem arrojada, com um esporão carpal (asa) adornando a articulação do pulso.

As partes do corpo da ave, nuas exceto as penas, têm uma coloração preta média no bico e manchas pretas ou esbranquiçadas nas pernas e as fêmeas são maiores e mais pesadas, mas os sexos são geralmente os mesmos.

abibe-preto-e-branco  ocorre comumente do Quênia através da Tanzânia central até o sul e sudoeste da África.

Abibe-sociável

abibe-sociavel ( vanellus gregarius)
abibe-sociavel ( vanellus gregarius)

O abibe-sociável ( Vanellus gregarius) se distribui pela Ásia Central, sendo de ocorrência muito rara na Europa.

É uma ave totalmente migratória, reproduzindo-se no Cazaquistão e invernando no Oriente Médio, subcontinente indiano e Sudão, na literatura histórica, esta ave é chamada de abibe-de-barriga-preta.

abibe-sociável  é uma ave limícola de estepes semiáridas, pastagens e campos abertos, esta espécie possui tons de marrom-acinzentado acima com um padrão de cabeça proeminente, um supercílio claro cercado por uma faixa e coroa escuras.

Na plumagem de verão, a parte superior do abdômen é escura, em vôo, exibe um padrão de asa tricolor marrom, preto e branco semelhante ao Abibe-de-cauda-branca, mas observe a cauda de ponta escura em Sociable Abyss e pernas escuras (não amarelas).

Abibe-d’asa-negra

abibe-d’asa-negra ( vanellus melanopterus )
abibe-d’asa-negra ( vanellus melanopterus )

O abibe-d’asa-negra ( Vanellus melanopterus ) é uma espécie do leste africano encontrada desde as terras altas da Etiópia , no norte até o centro do Quênia.

Esta espécie de abibe tem uma faixa preta no peito separa a cabeça e o pescoço cinza do quero-quero da parte inferior branca, as coberturas das asas são marrons.

abibe-d’asa-negra  tem uma mancha branca variável, mas proeminente, na testa, semelhante ao seu parente próximo, o quero-quero do Senegal, mas em contraste mostra uma proeminente barra branca nas asas em vôo, cercada por remiges pretos.

Sair da versão mobile