Conheça as espécies de aracuã e como diferenciar cada espécie, os aracuãs são aves bastante comum na nossa região.
Esta espécie de ave tem o corpo inteiro marrom e faz barulho apenas quando estão na época de reprodução ou quando estão em perigo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas espécies de aracuã.
Além disso, o aracuã alimenta-se de frutas, folhas, brotos, grãos e alguns tipos de insetos sendo encontrados principalmente na América do Sul e Central, entretanto, uma espécie, Ortalis vetula, alcança o Texas, na América do Norte.
Já no Brasil, recebem o nome popular de aracuã; nos Estados Unidos da América, México e outros países da América Central, são chamados de chachalacas.
Espécies de aracuã
Aracuã-de-sobrancelhas
O aracuã-de-sobrancelhas (Ortalis superciliaris) migra pelas copas das árvores em pequenos vôos e saltos, mas também cai muito no chão para se alimentar.
As principais ameaças desta espécie de aracuã são a destruição e fragmentação do habitat, e a pressão para caçar o que está nele sugere a espécie está em declínio.
O aracuã-de-sobrancelhas mede cerca de 42 cm de comprimento, ele é o menor do gênero. Esta espécie tem a sobrancelha clara e as penas externas da cauda marrons, centro marrom oliva.
Pequeno Aracuã, marrom com sobrancelha marrom, é encontrado em bordas de matas e arbustos, bem como em matas secundárias novas, mesmo próximo a áreas urbanas.
Aracuã-escamoso
O aracuã-escamoso (Ortalis squamata) mede cerca de 50 centímetros de comprimento e pesa entre 498 e 620 gramas, sendo o macho mais pesado que a fêmea.
A sua plumagem predominantemente marrom, a nuca, o dorso e as asas são castanho-avermelhados.
A região facial ao redor do bico é desprovida de penas e possui pele escura, acima de seus olhos castanhos escuros há uma fina sobrancelha branca.
A garganta está nua com uma pequena barbela vermelha, o peito tem penas escuras com bordas brancas, dando-lhe o aspecto escamoso.
A região ventral é mais acinzentada que sua parente, a espécie aracuã-pintado, a barriga é esbranquiçada, menos escamosa que o peito, e o cresus é marrom, o bico tem uma ligeira curvatura e é cinza azulado, os tarsos e os pés são cinza esverdeados.
Esta é uma espécie de aracuã galiforme que habita florestas no sul do Brasil.
Aracuã-de-barriga-branca
O aracuã-de-barriga-branca (Ortalis araucuan) é uma ave de tamanho médio possui a coroa castanho-avermelhada e garganta e peito manchados contrastando com o ventre branco.
A coroa à nuca ocre-acanelado, com partes superiores marrons e traseiro avermelhado, e a barbela vermelha, garganta inferior e peito acastanhado escuro com manchas esbranquiçadas visíveis.
Esta espécie de aracuã habita na Mata Atlântica e antes era considerada um subespécie do aracuã-comum.
Aracuã-pintado
O aracuã-pintado (Ortalis guttata) pode ser encontrada na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador e Peru.
Com relação os seus habitats naturais são florestas secas tropicais ou subtropicais, florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude e florestas secundárias altamente degradadas.
O aracuã-pintado pesa cerca de 620 gramas e mede entre 42 e 53 centímetros de comprimento, e o seu aspecto geral é semelhante a um faisão, com asas arredondadas e cauda relativamente longa.
Além disso, as patas são relativamente curtas e amarelas e a plumagem é baça, em tons de marrom e cinzento, com a barriga mais clara, muito semelhante em todas as espécies de aracuã.
Aracuã-do-pantanal
O aracuã-do-pantanal (Ortalis canicollis) esta ave de grande porte é barulhenta e possui uma cauda longa, com a plumagem marrom uniforme com pouco contraste entre a cabeça e o restante do corpo.
O aracuã-do-pantanal habita ambientes alagados, cerrado e florestas secundárias, onde é encontrada em grupos que podem exceder 30 indivíduos, e alimenta-se de frutos e sementes no chão e em árvores.
A característica mais marcante da plumagem é a cauda longa, onde se destacam as penas laterais castanho-avermelhadas, contrastando com o cinzento-escuro das restantes.