Aves

10 Espécies de aves aquáticas mais conhecidas

Por Alan Costa, em 06/02/2023
Espécies de aves aquáticas mais conhecidas

Veja 10 espécies de aves aquáticas mais conhecidas e como diferencia-las. Além disso, são conhecidas dessa forma por depender de ambiente aquático para sobreviver.

Espécies de aves aquáticas mais conhecidas
Espécies de aves aquáticas mais conhecidas

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas espécies de aves aquáticas.

Espécies de aves aquáticas

Tântalo indiano

Tântalo indiano (Mycteria leucocephala)
Tântalo indiano (Mycteria leucocephala)

Tântalo indiano (Mycteria leucocephala) é uma ave de grande porte da família cegonhas, conhecida também como cegonha-pintada.

Esta espécie é encontrado nas zonas úmidas das planícies da Ásia tropical ao sul do Himalaia no subcontinente indiano e estendendo-se até o sudeste da Ásia, e suas distintas penas terciais rosa dos adultos lhes dão o nome.

Esta espécies de ave aquática tem um bico amarelo pesado com uma ponta curvada para baixo, dando-lhe uma semelhança com um íbis.

A cabeça dos adultos é careca e de cor laranja ou avermelhada, os terços longos têm pontas rosa brilhante e se estendem pelas costas e pela garupa em repouso.

Há uma faixa peitoral preta distinta com marcações escamosas brancas, a faixa continua nas coberturas inferiores das asas e as pontas brancas das coberturas pretas dão a aparência de listras brancas correndo pelas coberturas inferiores das asas.

Pardilheira

pardilheira (Marmaronetta angustirostris)
pardilheira (Marmaronetta angustirostris)

A pardilheira (Marmaronetta angustirostris) é uma espécie de pato pequeno, que pertence à família anseriformes, conhecido também como pato marmorizado ou cerceta marmorizada.

A pardilheira tem aproximadamente 39–42 cm de comprimento, os adultos são de cor marrom-areia pálida, esbranquiçados com manchas difusas, com um tapa-olho escuro e cabeça desgrenhada.

Além disso, a fêmea é menor que o macho, mas fora isso os sexos são iguais, os juvenis são semelhantes, mas com mais manchas esbranquiçadas.

Em voo, as asas da pardilheira parecem pálidas sem um padrão marcado e sem espéculo nas secundárias.

Mergulhão ocidental

mergulhão ocidental (Aechmophorus occidentalis)
mergulhão ocidental (Aechmophorus occidentalis)

O mergulhão ocidental (Aechmophorus occidentalis) é uma espécie da família dos mergulhões de aves aquáticas .

Todos os membros da família mergulhão, o mergulhão ocidental é um excelente mergulhador e passa a maior parte do tempo na água.

Até o ano de 1985, duas espécies existentes de mergulhão americano ocidental, Aechmophorus occidentalis e Aechmophorus clarkii , eram consideradas a mesma espécie e eram chamadas de formas (escuras) e (pálidas) do mergulhão ocidental, respectivamente.

O mergulhão ocidental é o maior membro da família dos mergulhões na América do Norte e uma das maiores espécies de toda a família.

Os indivíduos adultos do mergulhão americano ocidental atingem um comprimento de 55-75 cm e pesam de 800 g a 1,8 kg. O pescoço é longo e esguio.

A peculiaridade da estrutura do pescoço permite que esta espécie de ave aquática ocidental perfure a presa com o bico como uma lança. A íris dos olhos é vermelha brilhante, com uma fina borda amarela ao redor da pupila .

Dunlin

dunlin (Calidris alpina)
dunlin (Calidris alpina)

O dunlin (Calidris alpina) é uma espécie de ave circumpolar da família dos Scolopacidae que pertence ao gênero dos Calidris.

Existem de seis a dez subespécies que formam três grupos de subespécies geneticamente claramente diferenciados, um dos quais é distribuído na Europa, Sibéria, Alasca e Canadá.

O dunlin é um pássaro reprodutor das tundras árticas . No entanto, ele passa três quartos de sua vida em movimento ou no inverno. Na Europa Central pode ser observada principalmente durante a migração outonal nas costas e zonas húmidas.

O termo um tanto enganoso provavelmente se deve ao fato de que os ornitólogos de língua alemã o conheciam principalmente como uma ave reprodutiva nos Alpes da Lapônia no início do século XIX.

Cisne-negro

cisne negro ( Cygnus atratus ) (1)
cisne negro ( Cygnus atratus )

O cisne negro ( Cygnus atratus ) é uma grande ave aquática , uma espécie de cisne que pertence a família dos anatídeos.

A área de distribuição natural do cisne negro é a Austrália, na Nova Zelândia o cisne negro é naturalizado. Na Europa, apenas cisnes negros abandonados e selvagens são encontrados.

Quando totalmente crescidos, os cisnes negros atingem um comprimento de corpo de 110 a 140 centímetros e, portanto, são ligeiramente menores em geral do que o cisne mudo .

Na foto do voo , o pescoço representa mais da metade do comprimento total. A envergadura varia entre 160 e 200 centímetros. Os machos pesam em média seis quilos, enquanto as fêmeas pesam cinco.

Nesta espécie de ave aquática não há dimorfismo sexual pronunciado , as fêmeas são apenas ligeiramente menores e têm pescoço e bico ligeiramente mais curtos em proporção ao tamanho do corpo.

Cabeça-seca

cabeça-seca (Mycteria americana)
cabeça-seca (Mycteria americana)

O cabeça-seca (Mycteria americana) é uma ave ciconiiforme da família Ciconiidae, conhecido também como passarão, cabeça-de-pedra, jaburu-moleque, trepa-moleque, joão-grande e padre.

cabeça-seca é uma ave que mede entre 86 e 100 cm de comprimento e pesa em torno de 2,8 kg.

No entanto, ela sobrevoa muito alto uma área, pode ser confundido com o maguari.

Esta ave é diferentemente dos adultos, os juvenis possuem a cabeça e o pescoço emplumados e o bico mais claro.

cabeça-seca é encontrado em quase todo o Brasil, principalmente no Pantanal e na costa do Nordeste.

Ganso-da-reunião

ganso-da-reunião (Alopochen kervazoi)
ganso-da-reunião (Alopochen kervazoi)

O ganso-da-reunião (Alopochen kervazoi)  é uma espécie extinta de ave que era endêmica da ilha da Reunião e um parente próximo do ganso-do-egito.

O ganso-da-reunião tinha corpo e asas semelhantes aos do ganso-do-mar  e o seu bico era curto e forte, semelhante ao do magalhães e do ganso egípcio, embora diferisse deles em alguns aspectos.

O explorador Dubois diz que eles são um pouco menores que os gansos europeus, eles têm a mesma plumagem, mas o bico e os pés são vermelhos.

Esta espécie de ave aquática conseguiu voar normalmente, e supõe-se que ela aninhou no chão em um ninho aberto.

Socó-grande

socó-grande (Ardea cocoi)
socó-grande (Ardea cocoi)

O socó-grande (Ardea cocoi) é uma ave da ordem Pelecaniformes, família Ardeidae conhecido como garça-moura, maguari, socó-de-penacho, baguari, mauari, garça-parda, garça-morena e joão-grande.

socó-grande é uma ave de grande porte, com cerca de 125 cm de comprimento e 180 cm de envergadura.

Esta ave apresenta plumagem cinzenta-clara uniforme, bico amarelado e penas pretas no alto da cabeça e em algumas áreas da da asa e do pescoço branco.

Ele possui a a face branca e preta, com o loro azul-claro e o resto do corpo é coberto por penas azuis-cinza e com manchas pretas na altura do flanco e do abdômen.

Com relação as suas patas são pretas e seu bico é amarelo.

O socó-grande habita na beira de lagos, rios, córregos e nas várzeas inundadas.

Frango d’agua

frango d_água (Gallinula chloropus)
frango d_água (Gallinula chloropus)

O frango d’água (Gallinula chloropus) é uma ave aquática muito comum da família Rallidae, conhecida como galinha-d’água, frango-d’água ou rabiscoelha.

O frango d’água é uma ave que possui cerca de 30 cm de largura e é caracterizada pela plumagem preta na frente e pelo castanho nas costas.

O bico, pontudo e proeminente, é amarelo e rodeado por uma cera vermelha vistosa que se estende até a testa. As asas são marrons e cruzadas por uma faixa branca.

A submarina é branca, enquanto as pernas são esverdeadas, nas quais a típica “liga vermelha” se destaca. A cauda é curta e pontuda os pés são caracterizados por dedos muito longos.

O nome científico refere-se à cor das pernas, enquanto o vulgar refere-se provavelmente à semelhança deste pássaro com a galinha quanto à fisionomia e à atitude.

Esta espécie de ave aquática não possui um dimorfismo sexual acentuado e os dois sexos parecem quase idênticos.

Cisne-pequeno

cisne-pequeno (Cygnus columbianus bewickii)
cisne-pequeno (Cygnus columbianus bewickii)

O cisne-pequeno (Cygnus columbianus bewickii) é uma ave pertencente a família Anatidae, conhecida como cisne-da-tundra.

O cisne-pequeno recebe esse nome devido ao seu tamanho, este animal tem subespécies que variam em comprimento de 115 a 150 cm, além disso, a envergadura pode ser de 168 a 211 cm e o peso de 3,5 a 9,5 kg.

Esta espécie de ave aquática se alimenta de vegetais, contudo também se alimenta de plantas da margem e pequenos animais aquáticos.

Sair da versão mobile