Conheça as espécies de martim-pescadores mais comuns, essas aves se destacam pelas suas cores variadas e marcantes, bem como pelos seus bicos poderosos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas espécies de martim-pescadores.
No entanto, embora façam parte de culturas e tradições, são bastante desconfiados com humanos.
Além disso, a família dos alcinos é composta por pequenas aves de penas muito coloridas.
Contudo, as espécies de martim-pescadores são distribuídas em quase todo o mundo, com exceção das regiões ártica e antártica, da África central e da Ásia. Conheça-as abaixo.
Espécies de martim-pescador
Martim-pescador comum
O martim-pescador comum é a mais ampla de toda a família, pois vive perto dos lagos e rios da Europa, Ásia e África.
Esta ave escolhe áreas diferentes para passar o inverno, onde cria seus filhotes ou vive o resto do ano.
O martim-pescador comum tem penas de duas cores, azul marcante nas costas e laranja na barriga.
Além disso, ele também tem alguns pontos brancos e flashes esverdeados e o seu bico é longo comparado ao corpo e apresenta os mesmos dois tons da plumagem.
O martim-pescador comum se alimenta de pequenos peixes, que avista dos galhos das árvores e os captura mergulhando rapidamente.
Martim-pescador azul
O martim-pescador azul é muito semelhante em termos da cor das penas ao martim-pescador comum, mas nesse caso os tons são mais apagados e bem diferenciados.
Além disso, as suas costas são azuis com manchas pretas e brancas e sua barriga é laranja, as pernas são avermelhadas e o bico é cinza escuro.
O martim-pescador azul é uma ave que mede cerca de 19 centímetros, alimenta-se de pequenos peixes e lagostins, capturando-os saltando na água.
No entanto, a cada ano o martim-pescador azul nidifica em túneis próximos a córregos e deposita até sete ovos brancos.
Esta espécie de martim-pescador vive na Nova Guiné, na Austrália e na Tasmânia, preferindo mangues, estuários, lagos e pântanos.
Martim-pescador oriental
O martim-pescador oriental é a terceira das espécies do martim pescador nessa lista tem muitas cores em seu corpo, asas azuis, barriga amarela, cabeça, bico e pernas vermelhas, olhos pretos e pescoço branco.
Além disso, pode medir cerca de 13 centímetros e quase não há diferença entre os sexos.
Contudo, o martim-pescador oriental vive no sudeste da Ásia (Bangladesh, Butão, Malásia, Laos, Camboja, Sri Lanka, Tailândia, Vietnã e Cingapura) e no subcontinente indiano.
Esta ave prefere florestas densas perto de riachos, onde se alimentam de caranguejos, caracóis, libélulas, grilos e sapos.
Além disso, a temporada de acasalamento começa em junho, o par de pássaros escava um túnel horizontal, onde a fêmea põe os cinco ovos, posteriormente, com o macho, cuida da incubação por mais de duas semanas.
Martim-pescador da Amazônia
Esta é uma das espécies de martim-pescador que vive na América do Sul, especificamente nos desfiladeiros de rios e córregos do México à Argentina.
Além disso, o martim-pescador da Amazônia é reconhecido porque se empoleiram nos galhos das árvores, muito próximos da água, esperando para pegar um peixe.
Esta ave amazônico mede cerca de 30 centímetros comprimento bastante grande para essa família de pássaros e sua plumagem é escura nas costas e branca na barriga.
No entanto, a única diferença entre os sexos é que os machos têm penas marrons no peito.
Martim-pescador de esmirna
O martim-pescador de Esmirna é encontrada no sul da Ásia, do Oriente Médio às Filipinas, embora sejam sedentários, alguns podem voar para a Europa, principalmente para a Bulgária.
Além disso, o martim-pescador de Esmirna varia o matiz de sua plumagem de acordo com a localização geográfica, embora todos tenham asas azuladas e pretas, corpo marrom, peito branco e bico e pernas laranjas.
Esta espécie de martim-pescador se alimenta de crustáceos, insetos, cobras, sapos, roedores, peixes e vermes.
Martim-pescador-verde
O martim-pescador-verde é um pássaro que mede 29,5cm e os machos com partes superiores verde-bronze escuras, muitas vezes aparecendo como um cinza azulado.
Exceto pelo colarinho branco e pequenas manchas brancas na frente e abaixo do olho (sem mancha branca na frente do olho nas populações do norte).
O martim-pescador-verde se alimenta principalmente de peixes, e para pescá-los utilizam um poleiro baixo, rente à água rasa, e daí capturam os pequenos peixes que surgem na superfície.
Martim-pescador anão oriental
O martim-pescador anão oriental é a menor espécie de martim-pescador sendo apenas um pouco maior que um beija-flor de tamanho médio.
Assim como os outros martins -pescadores, este espécie possui cores vivas, com um bico grande e poderoso.
Este pássaro possui as costas e as asas azuis escuras e as partes inferiores laranja pálidas, a coroa é vermelho-fuschia, com uma mancha escura na testa e manchas azuis e brancas na lateral do pescoço.