13 Espécies de pássaro papa-moscas: características, cantos, informações e muito mais
Conheça as 13 espécies de pássaro papa-moscas e como diferenciar estes pequenos pássaros da família Tyrannidae e da ordem passeriformes que possuem uma bela plumagem e vocalização.
Além disso, essas aves possuem esse nome porque causa da sua alimentação que consiste em insetos, pequenos invertebrados como moscas, vespas, borboletas, etc.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores alguns espécies de pássaro papa-moscas e como diferenciar cada uma delas.
Espécies de pássaro papa-moscas
Papa-moscas-do-campo
O papa-moscas-do-campo ( Culicivora caudacuta ) é uma ave terrestre que habita pastagens altas, húmidas ou secas a meio dos colmos e alimenta-se de insectos que vivem em pequenos bandos.
Esta espécie de pássaro papa-moscas tem uma cauda longa e estreita , com dorso marrom claro com listras pretas, peito amarelo claro e topo da cabeça preto.
Ele pertence à ordem Passeriformes, é uma das maiores famílias de aves da planeta inteiro, contém cerca de outras 300 espécies no Brasil.
A ave mede cerca de 10 centímetros, tem plumagem marrom com o dorso manchado de listras pretas; a coroa também é preta.
Além disso, essas aves se distinguem por uma longa linha branca perto dos olhos e uma cauda longa e fina com penas pontiagudas.
A coloração do abdômen, o a cor é esbranquiçada, com regiões ventrais acastanhadas.
Papa-moscas-cinzento
O papa-moscas-cinzento (Contopus cinereus) é uma ave que mede de 13 a 15 centímetros de comprimento e pesa cerca de 12,5 gramas.
No geral, este papa-moscas é totalmente acinzentado com a cabeça, manto, asas e cauda sendo mais escuros do que a garganta, peito e abdômen.
Geralmente tem duas barras mais claras, mas mal definidas, na asa e às vezes tem lori e garganta pálidos, seu bico é claro, seus olhos são escuros.
Esta espécie de pássaro papa-moscas é encontrado nas bordas de florestas e áreas cultivadas com árvores altas.
Papa-moscas-canela
O papa-moscas-canela( Polystictus pectoralis) é tímido, senta-se baixo, rente ao chão em folhas verticais de grama, onde canta sua música característica.
Os machos desta espécie possuem o padrão da face chamativo, a coroa preta com penas brancas escondidas e a face preta contrasta com as costas marrom.
Por outro lado, a fêmea possui a coroa marrom, face bege e a garganta branca, o papa-moscas-canela ocorre em campos naturais e cerrado com arbustos espalhados.
Papa-moscas-de-cabeça-preta
O papa-moscas-de-cabeça-preta ( Sporophila bouvreuil ) é uma das espécies menores de comedores de sementes encontradas no leste da América do Sul.
Além disso, esta espécie de pássaro papa-moscas tem o bico atarracado e arredondado preto-acinzentado, característico deste gênero e os machos têm a cabeça preta até a linha dos olhos, a maioria das asas, cauda e pernas são pretas.
A garganta, o peito, a barriga, a parte inferior do abdome e as costas são cor de canela. Íris castanho-escuras com pálpebra superior preta e inferior canela, os machos têm uma pequena mancha branca nas asas.
A fêmea é marrom-areia com o ventre um pouco mais claro e as asas enegrecidas, com bordas marrons dos rêmiges.
O papa-moscas-de-cabeça-preta fêmea é menos contrastante em tons que vão do marrom-oliva no dorso ao amarelo-ocre no peito e flancos, até o esbranquiçado no ventre.
Papa-moscas do paraíso indiano
O papa-moscas do paraíso indiano ( Terpsiphone paradisi ) é uma espécie de pássaro papa-moscas de médio porte nativo da Ásia, onde é amplamente distribuído.
Como a população global é considerada estável, ela foi listada como de menor preocupação na Lista Vermelha da IUCN desde 2004. É nativa do subcontinente indiano, Ásia Central e Mianmar.
Os machos têm penas da cauda central alongadas e plumagem preta e ruiva em algumas populações, enquanto outras têm plumagem branca. As fêmeas têm cauda curta com asas ruivas e cabeça preta.
Papa-moscas de euler
O papa-moscas de euler (Empidochanes euleri ) distribui-se por uma vasta área a leste da cordilheira dos Andes, a leste da costa atlântica , ao sul ao centro-leste.
Devido à sua aparência, a presente espécie foi classificada por muito tempo dentro do gênero Empidonax, até que em 1986 o gênero Lathrotriccus foi proposto para abrigá-la.
Esta espécie amplamente disseminada é considerada localmente comum (principalmente a sul) nos seus habitats naturais como os estratos médio e inferior das florestas húmidas.
As matas secundárias e as suas margens, onde permanece discreta, pelo menos até 1500 m acima do nível do mar.
Papa-moscas-de-cabeça-oliva
O papa-moscas-de-cabeça-oliva (Phylloscartes chapmani) atinge um comprimento de corpo de cerca de 11,5 a 12 centímetros. Essa espécie de pássaro papa-moscas foi descrito pela primeira vez em 1940 por Ernest Thomas Gilliard sob o nome científico Phylloscartes chapmani .
O papa-moscas-de-cabeça -oliva atinge um comprimento de corpo de cerca de 11,5 a 12 centímetros, o topo é verde-oliva claro, escurecendo visivelmente na coroa.
O ápice é de cor cinza, o tirano folha tem uma sobrancelha branca distinta, a área ao redor das orelhas é amarelo pálido com manchas cinza fuligem.
As asas e a cauda são marrom-escuras, com as penas individuais com bordas ocre. Existem duas faixas horizontais ocres distintas na parte superior das asas, as penas da cauda têm bordas marrom-amareladas.
Papa-moscas-estrela
O papa-moscas-estrela ( Hemitriccus furcatus) é uma espécie de pássaro papa-moscas que esta se tornando vulnerável com a destruição massiva de seu habitat.
As características mais notáveis são a cabeça canela e a cauda longa e bifurcada, que também possui pontas brancas com bordas pretas.
O dorso é oliva e o ventre é branco, as asas têm contorno castanho, ocorre em bordas de matas e matas secundárias, principalmente em bambus e cipós.
O papa-moscas-estrela se alimenta de artrópodes que captura na densa vegetação onde costuma viver ou em voo rápido partindo de algum poleiro.
Papa-moscas-do-sertão
O papa-moscas-do-sertão (Stigmatura napensis ) possui as costas cinzas e o ventre amarelo, ele também tem uma fina sobrancelha amarela a mancha branca nas asas.
Esta espécie de pássaro papa-moscas habita áreas com capins e arbustos ao longo de rios e ilhas em rios, onde forrageia ativamente e aos pares.
O papa-moscas-do-sertão é uma ave que mede 13 centímetros de comprimento, a espécie
apresenta a cauda longa e as retrizes margeadas de branco e as partes superiores cinzas e inferiores beges, as asas com coberteiras brancas bem destacadas.
Papa-moscas-de-olheiras
O papa-moscas-de-olheiras (Phylloscartes oustaleti ) encontra-se quase ameaçado pela perda de seu habitat segundo a lista vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais).
Além disso, essa espécie de pássaro papa-moscas é encontrado nas copas do interior de florestas úmidas, entre as elevações de 500-900 m, onde associa-se com bandos mistos.
O papa-moscas-de-olheiras é uma ave que mede entre 12 e 13 centímetros de comprimento e pesa 8 gramas, ele apresenta distinta marca facial auricular em forma de meia-lua.
Com relação a plumagem é verde-oliva nas partes superiores, os lores são amarelados, conectando com um distinto e proeminente anel periocular amarelo; a face na região perto dos olhos é de coloração amarelo brilhante.
Papa-moscas-de-costas-cinzentas
O papa-moscas-de-costas-cinzentas ( Polystictus superciliaris) é uma espécie de pássaro papa-moscas que vive nas pastagens rochosas com arbustos espalhados.
O papa-moscas-de-costas-cinzentas raro e endêmico, possui uma mancha conspícua na frente dos olhos e uma curta sobrancelha branca, ele também tem a coroa cinza e as costas cinza-marrom, e peito e flancos acanelados.
O papa-moscas-de-costas-cinzentas é uma ave que mede 9 centímetros e pesa cerca de 6 gramas, a sua coloração é cinza grisalho na cabeça, face, manto asas e cauda.
Esta espécie apresenta uma sobrancelha branca bastante notável, e tem a garganta peito e flancos castanho alaranjado além de ter o ventre branco.
As asas cinzas têm listras acastanhadas fracas tem olhos escuros, pernas longas de cor cinza-azulada, bico curto e escuro.
Papa-moscas-de-alder
O papa-moscas-de-alder ( Empidonax alnorum) é uma ave migrante da América do Norte, migrando para América do Sul no inverno boreal, onde pode ser encontrado em no estrato baio de bordas de florestas e florestas secundárias com denso sub-bosque.
Esta espécie de pássaro papa-moscas é semelhante piui-verdadeiro possui as projeções das primárias maiores e possui a crista ligeiramente maior.
O papa-moscas-de-alder é uma ave que mede 14,5 centímetros, ele pode ser confundida com a maria-fibiu, difere desta pela cauda e asas mais longas, bico mais curto, cabeça-arredondada mais escura e costas esverdeadas.
Papa-moscas-uirapuru
O papa-moscas-uirapuru (Terenotriccus erythrurus ) é uma ave que mede 9 centímetros de comprimento, a espécie tem a cabeça e pescoço cinza, partes superiores marrom oliváceas, peito bege.
Além disso, a sua cauda é marrom avermelhada, a garganta clara, e os pés rosados, este papa mosca é visto com frequência com o enferrujadinho de plumagem quase idêntica, mas sem o amarelo no píleo.
Esta espécie de pássaro papa-moscas habita o interior de florestas úmidas e se alimenta principalmente no estrato médio e alto da floresta, pousando silenciosamente e voando para pegar insetos.