Curiosidades

6 Espécies de pássaros mais exóticos e raros do mundo

Por Alan Costa, em 19/09/2022 (atualizado em 21/09/2022)
tipos de passaros exoticos e raros do mundo

Existem dezenas de pássaros tanto silvestres como exóticos hoje iremos abordar as espécies de pássaros mais exóticos e raros do mundo.

No mundo existem milhares de pássaros lindos e exóticos que, infelizmente, estão em risco de extinção e estão sendo raros de ser encontrados.

tipos de passaros exoticos e raros do mundo
tipos de passaros exoticos e raros do mundo

Além disso, diferentemente das espécies silvestres, os pássaros exóticas são aquelas que não podem ser encontradas no Brasil originalmente, a não ser no caso das introduzidas artificialmente pelo homem para viver em terras nacionais.

Esses pássaros, possuem aspectos específicos de plumagem, cores, formatos e características que chamam a atenção de qualquer pessoa e são apreciadas no mundo inteiro.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores 6 espécies de pássaros mais exóticos e raros do mundo que quase entraram em extinção.

Pássaros mais exóticos e raros do mundo

Saíra-apunhalada

saíra-apunhalada (nemosia rourei)
saíra-apunhalada (nemosia rourei)

A saíra-apunhalada (Nemosia rourei) é um dos pássaros mais exóticos e raros do mundo, com referência nas mais importantes listas de aves ameaçadas do mundo.

O nome saíra-apunhalada refere-se à mancha vermelha perto da garganta da espécie que, em contraste com o peito branco, lembra uma mancha de sangue, como se o animal tivesse sido picado no peito por um objeto urticante.

A ssaíra-apunhalada foi descoberta em 1870 e a partir de então, os relatos de observação sobre ela foram raríssimos.

Foi redescoberta como espécie em 1998, porque se pensava que estava extinta na natureza, explica o coordenador do projeto, Marcelo Renan Santos.

Kakapo 

kakapo ( strigops habroptilus)
kakapo ( strigops habroptilus)

O Kakapo ( Strigops habroptilus) é um papagaio grande, que não voa e esta na lista dos pássaros mais exóticos e raros do mundo que habita na Nova Zelândia.

Com apenas 124 indivíduos vivos hoje, a principal razão para seu declínio é a predação por mamíferos introduzidos, principalmente gatos selvagens.

Íbis do Japão

ibis do japao (nipponia nippon)
ibis do japao (nipponia nippon)

O Íbis do Japão (Nipponia nippon) Ave aquática de tamanho médio que antigamente se reproduzia na Rússia, no Japão e na China mas teve sua população severamente reduzida.

Hoje está confinado à província de Shaanxi, no centro da China, onde apenas 250 indivíduos sobrevivem, mas a população está aumentando lentamente graças aos esforços de conservação.

Como se alimenta de pequenos moluscos e crustáceos nas plantações de arroz, o motivo do declínio populacional está relacionado à substituição do trigo por plantações de arroz.

Galo-da-serra

galo da serra (rupicola rupicola)
galo da serra (rupicola rupicola)

O galo da serra (Rupicola rupicola) é uma ave passeriforme da família Cotingidae conhecido como galo-da-rocha e galo-da-serra-do-pará.

Com relação as cores desse belo pássaro são impressionantes, esta espécie habita a Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e faz os seus ninhos em locais de difícil visão e acesso, como no meio de pedras por exemplo, para se proteger de predadores.

Pois as cores do galo da serra são exuberantes são facilmente vistas no meio da natureza.

Outra característica impressionante  é o volume de penas acima do bico, usado pelos machos para impressionar fêmeas no período de acasalamento.

Torogoz 

torogoz (eumomota superciliosa)
torogoz (eumomota superciliosa)

O Torogoz (Eumomota superciliosa) também é um dos pássaros mais exóticos e raros do mundo conhecida como juruva turquesa.

Além disso, esta linda espécie é encontrada em áreas de vegetação tropical na América do Sul, embora sua origem de origem suíça.

O Torogoz gosta de habitar densas florestas tropicais, e costuma se esconder para evitar predadores, pois também tem cores que chamam atenção.

Com relação a sua penugem é extremamente suave, e outra característica é uma cauda longilínea que se move para qualquer direção.

Quetzal

quetzal (pharomachrus mocinno)
quetzal (pharomachrus mocinno)

quetzal (Pharomachrus mocinno) é um pássaro da família Trogoniformes conhecido como quetzal-pavão, surucuá-açu, surucuá-pavão e quetzal.

O quetzal é um dos pássaros mais exóticos e raros do mundo, e podem ser vistos no México e Guatemala.

Há muito tempo eles eram considerados sagrados pelos maias e astecas, que acreditavam que eles eram o deus do ar e muitas vezes usavam suas penas verdes em cerimônias espirituais.

Normalmente habita árvores de montanha mais frias e pode empoleirar-se em árvores a uma altura superior a 3 metros durante os períodos de seca.

Sair da versão mobile