Conheça as espécies de pássaros mais venenosos do mundo, embora nenhuma delas atualmente possua uma mordida venenosa, algumas espécies são conhecidas por liberar veneno entre suas penas, tornando-as perigosas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas espécies de pássaros mais venenosos do mundo.
As espécies mais conhecidas atualmente são as aves do gênero Pitohui, que possuem três das seis espécies catalogadas com potencial tóxico.
São pássaros canoros que vivem nas florestas tropicais da Nova Guiné, o único lugar onde foram registrados pássaros venenosos.
Ao lado de outras aves que também possuem veneno, os cientistas suspeitam que todos os animais podem ter a substância em seus tecidos corporais e suas penas abrigam besouros melíridos, que carregam grandes quantidades da toxina.
No entanto, as aves criadas em cativeiro não parecem ter a substância em seus corpos.
Espécies de pássaros mais venenosos do mundo
TOP 1°: Pitohui
O Pitohui (Pitohui dichrous) também é conhecido como pitohui encapuzado esta espécies esta em primeiro lugar na lista dos pássaros mais venenosos do mundo.
O pitohui são conhecidos na Nova Guiné como Hooded pitohui, estas aves com tons laranja e preto são conhecidas pelo alto nível de veneno no corpo.
Além disso, os cientistas acreditam que a toxina do pitohui seja resultado de sua alimentação de besouros venenosos, por exemplo.
Este fenômeno é observado em sapos da família Dendrobatidae que são nativos das florestas tropicais da América Central e América do Sul.
O veneno do pitohui é conhecido como Homobatracotoxina, é um composto químico mortal que tem a capacidade de paralisia em partes do corpo como os músculos do coração levando a morte.
TOP 2°: Ifrit de capa azul
O Ifrit de capa azul (Ifrita kowaldi) é conhecido também Ifrit, esta espécie ficou famosa por seu nível de toxidade.
Por esta razão esta lista dos pássaros mais venenosos do mundo. O ifrit de capa azul têm o corpo de cor mais maçante e uma coroa proeminente de penas azuis.
Estudos apontaram que o pássaro se alimenta de espécies de besouros que possui a mesma toxina encontrada em seu corpo, de acordo com a Academia de Ciências da Califórnia.
Além disso, esta é uma das poucas espécies de aves que desenvolveu o uso de armas químicas, o ifrit de capa azul não fabrica seu veneno, ela é adquirida através da sua alimentação.
A ave consome besouros do gênero, que contêm altos níveis de homobatracotoxinas, um tipo de alcaloide esteroide neurotóxico potente.
Ao mastigar esses insetos venenosos, o pássaro é capaz de ingerir as batracotoxinas em sua pele e penas.
Em humanos, o simples manuseio de pássaros pode causar surdez, formigamento e espirros.
TOP 3°: Little shrikethrush
O little shrikethrush (Colluricincla megarhyncha) é o terceiro pássaro venenoso descoberto em Papua Nova Guiné.
No entanto, ele tem uma aparência simples em comparação com a espécie pitohui e ifrit de capa azul que são coloridos.
Os littles shrikethrush são cobertos de penas verde-oliva e marrom, com pêlo cinza em seus pés e pernas.
Este pássaro prefere ambientes terrestres úmidos perto de lagos e rios.
Em comparação com as outras duas espécies, o little shrikethrush foi a que apresentou os menores níveis de veneno no organismo quando examinada.