6 Espécies de tentilhão mais conhecidos no Brasil
Há varias espécies de tentilhão que foram descritas, com base principalmente nas diferenças no padrão e na cor da plumagem do macho adulto.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas espécies de tentilhão e como diferenciar cada uam delas.
Além disso, os tentilhões são pássaros de pequeno porte com cerca de 15 cm, e pertencem á família dos fringilídeos e ordem da Passeriformes.
Tipos de tentilhão
Tentilhão comum
O tentilhão comum (Fringilla coelebs) é uma espécie de ave sedentária que possui a coloração bastante viva e tem um canto alto e estridente, o tentilhão comum se alimenta de sementes, frutos e insetos que encontram no solo.
Além disso, o tentilhão comum apresenta plumagens distintas para machos e fêmeas, os machos apresentam tons avermelhados, e as fêmeas são castanhas, o que torna a sua plumagem menos vistosa.
Esta espécie de tentilhão pode ser encontrada no Brasil durante todo o ano, porém ele tem origem africana, Norte de África.
Tentilhão degolado
O tentilhão degolado (Amadina fasciata ) tem o temperamento dessa ave é dócil, sendo que eles vivem mais em grupos, contudo eles podem tornar-se hostis no período de acasalamento.
Uma das principais características desta ave é a sua plumagem predominantemente bege, onde cada pena tem uma pequena linha preta que causa um efeito de escama.
Outra característica desta ave que ajuda a distinguir entre machos e fêmeas, é que o macho tem uma mancha vermelha abaixo do pescoço, daí seu nome comum.
O tentilhão degolado possui bico em forma de cone e patas levemente rosadas, é uma ave pequena que mede cerca de 12 centímetros.
No que respeita à restante coloração, a sua cauda é geralmente cinzenta, sendo a região da garganta mais clara do que o resto do corpo.
Tentilhão vegetariano
O tentilhão vegetariano (Platyspiza crassirostris ) é o único membro do gênero Platyspiza, esta espécie é encontrado na América do Sul e Central e no Caribe.
O tentilhão vegetariano é um dos maiores tentilhões de Galápagos, que mede 16 cm de comprimento e variando de 29 a 40 g em massa.
Além disso, seu bico é largo e robusto, com um cúlmen fortemente curvado, os machos têm partes superiores cor de azeitona, com partes inferiores esbranquiçadas, com estrias borradas na parte inferior do peito e flancos; alguns pássaros mostram rufous nas partes inferiores.
Seus flancos inferiores e coberturas infracaudais são amarelos, com capuz, garganta, peito e flancos superiores pretos.
Esta espécie de tentilhão tem a íris é escura e seu bico é preto na época de reprodução e cor de chifre no resto do ano, as fêmeas são principalmente marrons na parte superior e esbranquiçadas na parte inferior, com a garupa amarelada e os flancos listrados de marrom na face, coroa, parte superior, garganta, peito e flancos, e mostram duas listras amareladas nas asas marrons.
Tentilhão-da-ilha-dos-cocos
O tentilhão-da-ilha-dos-cocos (Pinaroloxias inornata) é o único dos tentilhões de Darwin não nativo das Ilhas Galápagos e o único membro do gênero Pinaroloxias.
Às vezes colocado na família Emberizidae, estudos recentes mostraram que ele pertence à família Thraupidae.
O tentilhão-da-ilha-dos-cocos tem cerca de 12 cm de comprimento, pesando cerca de 12,5 g, é uma a ave que tem um bico pontiagudo e curvo preto para comer bagas e insetos que são sua dieta principal.
Esta espécie de tentilhão é sexualmente dimórficos, pois os machos são quase inteiramente pretos, tendo penas pretas na cauda, peito, nuca e coroa.
Por outro lado, as fêmeas têm uma tez marrom mais clara em comparação com os machos, e há um respingo preto de penas na área do peito até o flanco e a garupa.
Tentilhão-dos-açores
O tentilhão-dos-açores (Fringilla coelebs moreletti) é uma ave que apresenta diferenças como na coloração da plumagem e ligeiras diferenças a nível morfológico.
O tentilhão-dos-açores possui o tamanho semelhante a um pardal, mas um pouco mais robusto, ele possui um bico cónico e forte, cor-de-chumbo.
Além disso, na plumagem do macho predominam tons cinzento-azulados, contrastantes com o dorso esverdeado e com a face e peito alaranjados.
A partir de Janeiro e durante o período reprodutor, os machos adultos apresentam uma mascarilha pronunciada nos olhos.
Com relação as fêmeas têm uma plumagem mais discreta, em tons castanhos, com exceção do dorso, geralmente esverdeado.
Tentilhão-montês
O tentilhão-montês (Fringilla montifringilla) é uma ave migratória, frequentemente visto em bandos muito grandes, ele se caracteriza pelo bico cónico e pela plumagem preta e cor-de-laranja.
Esta espécie nidifica no Norte da Europa (Fino-Escandinávia) e inverna principalmente na Europa Central, em Portugal é um invernante raro, ocorrendo em números muito diferentes de ano para ano.
O tentilhão-montês é ligeiramente menor que o tentilhão comum, medindo cerca de 14-15 cm, a coloração varia muito com a estação, e os machos têm a parte superior escura com bordas marrom-claras na coroa e no dorso no inverno.