Conheça as espécies de tetraz e suas principais características para diferenciar cada espécie, o tetraz é o nome comum dado a um grupo de aves galiformes da família Phasianidae.
Além disso, estas aves habitam exclusivamente o hemisfério Norte e inclui muitas aves cinegéticas, caçadas por desporto ou para alimentação.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre as espécies de tetraz.
As espécies de tetraz se alimentam principalmente de sementes e bagas, mas também come insetos e outros pequenos invertebrados.
Na maioria das espécies, o macho controla uma unidade familiar multifêmea, que ele defende contra potenciais rivais.
Os tetrazes apresentam um significativo dimorfismo sexual, sendo a plumagem masculina mais elaborada e colorida.
Tal como acontece com os faisões, os machos de muitas espécies são adornados com penas que não têm uso prático e são usadas apenas em rituais de acasalamento para atrair potenciais parceiros.
Espécies de tetraz
Tetraz-das-pradarias
O tetraz-das-pradarias (tympanuchus cupido) é uma ave incomum e cada vez mais rara, nativa das planícies do meio-oeste americano.
Esta espécie de tetraz possui cores chamativas e sua dança de acasalamento sincera, esta ave tem muitos admiradores e amigos no mundo das aves.
A redução do habitat e a caça do tetraz-das-pradarias têm causado danos significativos à população selvagem dessas aves, várias subespécies estão extintas ou ameaçadas de extinção.
E a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) declarou o tetraz-das-pradarias criticamente ameaçadas de extinção em 2008, observando uma tendência contínua de queda na população.
Tetraz-grande
O tetraz-grande (Tetrao urogallus) é uma ave que mede aproximadamente 86 cm e apresenta coloração inteiramente escura e marrom, peito com reflexos verdes e manchas vermelhas ao redor dos olhos.
Além disso, este grande pássaro de caça foi totalmente exterminado na Europa Ocidental até recentemente.
No entanto, esta espécie de tetraz foi reintroduzido com sucesso, voltando a distribuir-se por toda a Europa, ainda que de modo irregular, e existe também uma população de tetraz-grande na Escandinávia.
Tetraz-lira
O tetraz-lira (Lyrurus tetrix) é uma ave silvestre sedentária, que se estende por todo o Paleártico em charnecas e habitat de estepe durante a reprodução, muitas vezes perto de áreas arborizadas.
O tetraz-lira passa o inverno empoleirado em densas florestas, alimentando-se quase exclusivamente de folhas de coníferas
Esta espécie de tetraz é uma ave grande com machos em torno de 60 cm de comprimento e pesando de 1.100 a 1.250, às vezes até 2.100 g.
A plumagem extravagante dos machos é predominantemente preta com sombreamento azul profundo na nuca e nas costas, contrastando com a linha branca das asas e coberturas infracaudais e a pele vermelha nua sobre cada olho.
Tetraz-cauda-de-faisão
O tetraz-cauda-de-faisão (centrocercus urophasianus) é um galo silvestre é nativo da América do Norte e o seu alcance é país de artemísia no oeste dos Estados Unidos e no sul de Alberta e Saskatchewan, no Canadá.
O tetraz-cauda-de-faisão macho é maior do que a fêmea e a plumagem de ambos os sexos é uma mistura de castanho e branco, mas as fêmeas é muito mais simples.
Uma características marcante nesta espécie de tetraz é que eles estufam o peito de penas brancas, inflam dois sacos de ar amarelados.
Que parecem balões, eles espalham as penas da cauda duras como um leque e levantam um tufo de penas na parte de trás da cabeça.
A cabeça é jogada para trás enquanto os sacos de ar fazem um som de estalo.
Extinção dos tetrazes
As espécies de tetraz está sendo exterminados, antes da segunda metade do século XX, as práticas florestais levaram a ampliação da faixa e a alta conectividade.
Por isso, durante esse tempo, os habitats funcionavam como meta-populações, e assim as populações de tetrazes estão diminuindo na maior parte de sua faixa central europeia devido à deterioração do habitat e a perturbação humana.