8 Espécies de tiê: características, cantos, informações e muito mais
Conheça as espécies de tiê e como diferenciar cada espécie, essas aves passeriforme pertencem á família Thraupidae e ao gênero Ramphocelus.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, os tiês são endêmicos de florestas de Mata Atlântica, mangues, restingas e habitats moderadamente antrópicos da região oriental do Brasil, do estado do Rio Grande do Norte até Santa Catarina; mais frequente em áreas costeiras arborizadas e capoeiras até altitudes de 1.000 m.
Espécies de tiê
Tiê-caburé
O tiê-caburé (Compsothraupis loricata) também conhecido como azulão, boiadeiro, carretão, espanta-vaqueiro, guaxe, papa-enxu, tejo, tiê-de-peito-vermelho, xexéu (sul do Ceará) e vaqueiro.
O tiê-caburé é de cor preto-azulada, mas os machos, mais especificamente, têm uma placa escarlate no meio do pescoço e no papo.
Além disso, os machos desta espécie são preto-azulado e possuem a garganta vermelha que é ausente nas fêmeas.
Esta espécie de tiê é uma ave habitante da caatinga, matas de galeria e matas ralas, geralmente próximas d’água, onde podem ser vistos aos pares ou pequenos grupos.
Canto do tiê-caburé
Tiê-preto-e-branco
O tiê-preto-e-branco (Conothraupis speculigera) é uma espécie de tiê, conhecido como tanager preto e branco.
O tiê-preto-e-branco mede cerca de 16 centímetros, esta espécie apresenta acentuado dimorfismo sexual, o macho tem plumagem preta na cabeça, manto e cauda, pescoço e peito também são pretos, a barriga e o Chriss são brancos.
As asas são pretas e exibem uma distinta lança branca conspícua, dando-lhe seu nome científico, o bico forte, os tarsos e os pés são de cor cinza-azulada, ele apresenta a íris de cor vermelha.
Canto do tiê-preto-e-branco
Tietinga
A tietinga (Cissopis leveriana) é conhecido como pipira-cancã, acaemim-cavalo, pintassilgo-do-mato-virgem, pipira, probexim, prebixim, sabiá-tinga e sanhaço-tinga.
Esta espécie de tiê mede cerca de 29 centímetros de comprimento esta é uma espécie belíssima com cabeça, pescoço e peito negros e o ventre branco, a cauda comprida negra com pontas brancas com os olhos amarelos.
A tietinga é encontrado na borda de florestas, plantações de árvores, clareiras e jardins, ocasionalmente associa-se à bandos mistos.
Canto da tietinga
Tiê-galo
O tiê-galo (Loriotus cristatus) é uma ave conhecido também como galo-de-bando, gurundi-preto, xau-preto e gurricha (Pará).
O tiê-galo mede 15 centímetros, o macho é preto com uma distintiva crista laranja-avermelhada, uma mancha rosada ou creme na região gular e uropígio marron.
Com relação a fêmea da espécie é toda marrom e apresenta um característico anel periocular claro, ele pode ser diferenciada da fêmea de tiê-preto por apresentar a coloração mais clara (canela) e por possuir as extremidades das retrizes pontudas e não arredondadas como na fêmea.
Canto do tiê-galo
Tiê-do-mato-grosso
O tiê-do-mato-grosso (Habia rubra) é uma espécie de tiê conhecido também como tangará, tchá-tchá-tchá e tiê-da-mata.
O tiê-do-mato-grosso mede cerca de 19,5 centímetros de comprimento e pesa 40 gramas, o macho é vermelho-amarronzado com o alto da cabeça vermelho e a fêmea é marrom-olivácea com uma pequena faixa amarela no alto da cabeça.
O tiê-do-mato-grosso vive frequentemente junto a bandos de outros pássaros que se alimentam de insetos, pequenas aranhas e frutos e sementes.
Canto do tiê-do-mato-grosso
Tiê-preto
O tiê-preto (Tachyphonus coronatus) é uma espécie de tiê nativo do centro-sudeste da América do Sul, e se distribui no sudeste e no sul do Brasil (do sul da Bahia e de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul), no leste do Paraguai e no nordeste da Argentina.
O tiê-preto é considerada comum em seu habitat natural no estrato inferior e as bordas de florestas úmidas subtropicais ou tropicais e florestas montanas da Mata Atlântica e áreas anteriormente florestadas fortemente degradadas, até cerca de 1.300 m de altitude.
Canto do tiê-preto
Tiê-sangue
O tiê-sangue (Ramphocelus bresilius) é uma ave que mede entre 18 e 19 centímetros de comprimento e pesa entre 27,9 e 35,5 gramas.
Com relação a plumagem do macho é de um vermelho-vivo, que deu origem ao nome e a parte das asas e da cauda são pretas.
O tiê-sangue apresenta dimorfismo sexual, sendo a plumagem feminina menos conspícua, sendo marrom nas partes superiores e marrom avermelhada nas inferiores.
O macho imaturo se assemelha à fêmea em plumagem, mas o bico é todo preto em vez de marrom.
Uma característica importante do gênero Ramphocelus, que ocorre exclusivamente em machos, é o calo branco brilhante na base da mandíbula inferior.
Canto do tiê-sangue
Tiê de topete
O tiê de topete (Trichothraupis melanops) é uma ave também conhecido como choca-do-mato-virgem, Papa-Taioca, Papa-Taoca e chau-de-topete.
Esta espécie de ave mede 16,5 cm de comprimento, e a sua coloração na parte inferior do seu corpo é de cor canela a castanho.
Nas costas e na cabeça são de cor marrom-olivácea, que contrasta com a cauda e as asas pretas, já a fêmea apresenta sem o negro na face e com pouco amarelo no píleo.
O tiê de topete habita no interior das florestas densas e secundárias, a procura de insetos. Além disso, geralmente em pares ou pequenos grupos mistos, também atuando como espécie nuclear (atuando como sentinela).
Esta espécie, além de apresentar associação com bandos mistos de outras aves e com formigas de correição.
Canto do tiê de topete