Estorninho-de-bali: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Estorninho-de-bali ( Leucopsar rothschildi ) é uma espécie de ave canora da família dos Sturnidae e gênero Leucopsar .
Foi descrito por Erwin Streseman em 1912 . É encontrado em Bali, Indonésia , foi plantado na ilha de Nusa Penida. Habita principalmente florestas tropicais secas de planície com vegetação gramínea.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Mede até 25 cm, a cauda atinge um comprimento de 7,9–8,8 cm. O peso é estimado em 70 a 115 G. Exceto pelas pontas pretas das asas e cauda e a borda azul ao redor dos olhos, o majna tem a coloração branca de Rothschild.
Características do estorninho-de-bali
O estorninho-de-bali é um pássaro atarracado de tamanho médio, pesando de 70 a 115 G. Ele mede até 25 cm, com uma cauda atingindo 7,9–8,8 cm de comprimento. O comprimento da asa é de 13,2–13,5 cm.
Pertence à espécie mais marcante da família dos estorninhos, a cor da sua plumagem distingue-a de todas as outras espécies. A plumagem é branca como a neve em quase todo o corpo da família Rothschild, as pontas das asas e cauda têm coloração preta.
O bico é cinza ou marrom. Uma pele azul se estende ao redor de cada olho que se afunila em uma ponta, a cor da íris pode ser branca, cinza ou marrom.
Um tufo é formado na cabeça desta espéciefeito de penas eriçadas, o que o torna quase inconfundível com outras propriedades. As pernas são cinza-azuladas.
Dimorfismo sexual significativo não é conhecido, então ambos os sexos parecem iguais, com exceção de um tufo menor na cabeça nas fêmeas (os jovens também têm um tufo menor, que pode estar ausente). Os juvenis podem ser cor de canela nas asas e ter corpo esfumaçado.
Habitat do estorninho-de-bali
A estorninha-de-bali pode ser vista principalmente em florestas tropicais secas de planície, geralmente com vegetação gramínea, enquanto tende a evitar florestas densas.
Durante a época de reprodução, as estorninho-de-bali preferem paisagens de planícies abertas queimadas pelo fogo com arbustos dispersos e florestas úmidas próximas, dispersando-se de lá para as bordas da floresta e florestas de savana após a reprodução.
Dentro de ecossistemas alterados pelo homem, a espécie se adaptou à vida em coqueirais próximos a assentamentos humanos. A espécie não é migratória .
Reprodução do estorninho-de-bali
A época de reprodução da estorninha-de-bali ocorre na estação chuvosa entre janeiro e março, segundo alguns dados também em outubro e novembro, na natureza no máximo três vezes ao ano. É uma espécie monogâmica e o par forma um vínculo de longo prazo.
Fêmeas e machos fortalecem seu vínculo mútuo arrumando suas penas juntas. Durante esse ato, eles costumam se concentrar mutuamente na cabeça do parceiro e também na pele azul ao redor dos olhos.
Durante o fluxo, o macho levanta a crista na cabeça de várias maneiras, abre a cauda e contrai as asas. A exibição geralmente é acompanhada por sons de rosnados profundos. Se a fêmea estiver pronta para acasalar, ela indicará batendo o rabo.
Uma cavidade em uma árvore desocupada por outros pássaros ou uma casa de pássaros a uma altura de cerca de 4 a 10 m acima do solo servirá como ninho. A preparação leva de 10 a 21 dias, o ninho é feito de galhos secos e grama ou outro material, que é trazido principalmente pelo macho.
A fêmea põe de 2 a 3 ovos azuis, às vezes com manchas marrons. Ela provavelmente se senta sobre eles sozinha por 12 a 15 dias, mas os filhotes são alimentados por ambos os pais. Os jovens nascem nus e cegos, emplumam-se após cerca de 22-24 dias e então dependem de seus pais por mais semanas ou mais.
Alimentação do estorninho-de-bali
sua alimentação consiste em frutas , sementes , vermes , insetos ou pequenos répteis , cuja maior parte da dieta inclui invertebrados.
Canto do estorninho-de-bali
Os estorninho-de-bali se comunicam através de uma série de sons altos, assemelhando-se, por exemplo, a coaxar, assobiar ou rir. Ao decolar, esta espécie emite um “chirp”, a chamada de alerta é “zig, zig, zig”. Ambos os sexos cantam.