Estorninho-de-colar-preto (Sturnus nigricollis) é uma espécie de ave da família Sturnidae que pertence ao gênero dos Sturnus.
Uma espécie comum, habitante de espaços abertos planos – estepes, gramados, campos de arroz, menos frequentemente florestas subdimensionadas. Coexiste facilmente próximo à habitação humana.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do estorninho-de-colar-preto
O estorninho-de-colar-preto tem um comprimento de 26-30 cm, envergadura 14,6-16,2 cm Cabeça, garganta, peito e ventre esbranquiçados.
No topo da cabeça, as penas são um pouco desgrenhadas; um anel de pele sem penas amarela é claramente visível ao redor dos olhos. No pescoço há um colar largo de penas pretas com um leve brilho metálico.
A íris é cinza claro, o bico é escuro. O dorso, as asas e a cauda são predominantemente preto-acastanhados, com exceção das bases brancas das primárias e uma faixa branca ao longo da borda da cauda .
As pernas são amarelas. Fêmeas e machos não diferem externamente uns dos outros. Nos pássaros jovens, o colarinho preto não é pronunciado e a cabeça, pescoço e barriga são mais heterogêneos – cinza acastanhado com estrias brancas.
Habitat do estorninho-de-colar-preto
Este estorninho vive em pastagens, florestas secas, áreas cultivadas e assentamentos humanos, principalmente em altitudes baixas, mas também até 2.000 metros.
Distribui-se no sul da China (de Fujian a Yunnan ) e na península da Indochina, passando pela Birmânia, Laos, Camboja, Vietnã e Tailândia. Também foi introduzido em Taiwan, Malásia e Cingapura.
Reprodução do estorninho-de-colar-preto
Ao contrário de muitas outras espécies de estorninhos, o estorninho-de-colar-preto constrói um ninho separado em vez de usar buracos e nichos adequados.
O ninho é uma estrutura áspera e convexa feita de galhos finos, capim seco ou palha de arroz e forrado com capim, penas e flores.
Geralmente está localizado no topo de uma árvore no meio de um prado ou em seus arredores. A ninhada geralmente contém 3-5 ovos azuis ou verde-azulados sem padrão. Tamanhos de ovos (29-37) x (21-25) mm.
Alimentação do estorninho-de-colar-preto
O estorninho-de-colar-preto alimenta-se de gafanhotos , grilos , minhocas , sementes de algumas plantas.
Estado de conservação estorninho-de-colar-preto
O desmatamento parece ter beneficiado essa espécie, fazendo com que seu alcance se expandisse. A população parece estar aumentando, e a IUCN a avaliou como uma espécie de menor preocupação .