Estorninho-de-hildebrandt: características, habitat, reprodução e alimentação
Estorninho-de-hildebrandt ( Lamprotornis hildebrandti ) uma espécie da família dos estorninhos que pertence ao gênero dos Lamprotornis.
Ambas as espécies também foram combinadas em uma superespécie com o estorninho de barriga castanha da África Ocidental.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Foi originalmente colocado no extinto gênero Notauges . A espécie é nomeada em homenagem a Johann Maria Hildebrandt, um colecionador alemão que foi o primeiro europeu a obter espécimes.
Características do estorninho-de-hildebrandt
O Estorninho-de-hildebrandt tem 18 cm de comprimento e pesa de 50 a 69 g . O adulto tem plumagem iridescente brilhante na parte superior do corpo e nas superfícies superiores.
Como em seus parentes, essa iridescência é derivada da interferência da luz refletida de estruturas de penas microscópicas arregimentadas e não de pigmentos.
A cabeça é azul, assim como a maioria das partes superiores, as asas são verde-bronze com primárias azuis , a garganta e a parte superior do peito são roxas brilhantes e a cauda é verde-azulada brilhante.
O peito do meio e a parte superior da barriga são amarelo-alaranjados e a parte inferior da barriga é ruiva. A íris é vermelho-alaranjada e o bico e as pernas são pretos. Adultos masculinos e femininos são idênticos na aparência externa.
Pode ser confundido com o soberbo estorninho. Os juvenis são bastante diferentes, com partes superiores cinza-carvão e partes inferiores castanhas.
Habitat do estorninho-de-hildebrandt
O estorninho-de-hildebrandt é encontrado no Quênia e na Tanzânia , onde ocupa um campo aberto entre 500 a 2.200 m. Seu habitat é a floresta aberta e o campo aberto de arbustos espinhosos.
Reprodução do estorninho-de-hildebrandt
O estorninho-de-hildebrandt é um nidificador sazonal, com pássaros nidificando de março a maio e de outubro a dezembro, embora em algumas partes do Quênia a temporada seja de maio a julho.
Geralmente se reproduz em pares, mas a reprodução cooperativa foi registrada ocasionalmente. É um ninho de cavidade, geralmente construindo seu ninho de fibras vegetais em um ninho de pica-pau abandonado em uma árvore.
Onde isso não é possível, foi registrado nidificando em um buraco em um poste de cerca, poste de luz ou poste telegráfico. Ele compete com o estorninho-de-orelha-azul por locais de nidificação.
Pouco se sabe sobre seu comportamento de nidificação, embora se saiba que a ninhada é de três a quatro ovos. Ambos os pais estão envolvidos na alimentação dos filhotes. Os ninhos desta espécie sãoparasitado pelo grande cuco malhado .
Alimentação do estorninho-de-hildebrandt
A dieta do estorninho-de-hildebrandt é uma combinação de insetos e frutas, sendo os insetos aparentemente o constituinte mais importante.
Estado e conservação do estorninho-de-hildebrandt
É classificado como Pouco Preocupante pela IUCN. Seu habitat não está ameaçado e se reproduz em um grande número de áreas protegidas.