Estorninho-malhado: características, reprodução, alimentação, hábitos e canto
Estorninho-malhado (Sturnus vulgaris) é uma ave passeriforme de tamanho médio da família dos esturnídeos.
Além disso, esta ave tem cerca de 20 centímetros de comprimento e uma plumagem preta brilhante com brilho metálico, salpicado de branco em algumas épocas do ano.
As pernas desta ave são rosadas e o bico preto no inverno e amarelo no verão; pássaros jovens têm plumagem mais marrom do que os adultos.
O estorninho-malhado é pássaro barulhento, especialmente em poleiros comunitários e outras situações gregárias, com canto não musical, mas variado.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do estorninho-malhado
O estorninho-malhado mede 22 cm e pesa entre 58 e 100 gramas, ele pode ser confundido com o melro, de comportamento e coloração semelhantes.
No entanto, tem uma cauda mais curta e um bico amarelo menos intenso do que o melro, também difere da estrela negra porque, ao contrário do malhado, não tem pontos de luz no verão.
No inverno ambos apresentam pequenas manchas, sendo a estrela negra menor, aves em período reprodutivo (quando apresentam bico amarelo), a base da mandíbula inferior é azulada ou cinza-azulada no macho e rosa na fêmea.
Reprodução do estorninho-malhado
O estorninho-malhado é uma ave que nidifica por vezes em grandes colónias, em buracos de árvores, muros, debaixo das telhas e aceita com facilidade ninhos artificiais, ele choca de 4 a 6 ovos.
Alimentação
Esta espécie se alimenta principalmente de insetos e grãos.
Hábitos
O estorninho-malhado caminha rápido e agitadamente em terrenos abertos, prados e relvados em busca de alimento.
Canto do estorninho-malhado
Fotos do estorninho-malhado
Distribuição Geográfica
O estorninho-malhado pode ser encontrado na América do Sul, Buenos Aires, Uruguai, Brasil, Rio Grande do Sul.