Estorninho-polinésio: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Estorninho-polinésio (Aplonis tabuensis) é uma espécie de ave da família Sturnidae que pertence ao gênero dos Aplonis.
Os seus habitats naturais são: florestas secas tropicais ou subtropicais e florestas tropicais húmidas. Várias subespécies existem em toda essa ampla gama, algumas de coloração mais escura e outras mais claras.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Nas ilhas onde o estorninho samoano está presente, o estorninho polinésio é menos visível e se mantém na floresta, alimentando-se de frutas mais duras e menos comestíveis.
Características do estorninho-polinésio
Os estorninho-polinésio adultos da raça nominal, a altura é de cerca de 20 cm e a massa fica entre 52 e 69 gramas . As penas são marrons com variações de tonalidade dependendo de sua localização: marrom escuro com brilho arroxeado na testa e capuz, marrom-claro na parte inferior.
As da garganta e peito exibindo canos esbranquiçados criando um padrão de estrias. As asas são marrom-escuras, mas os filamentos externos das penas secundárias são mais claros.
A cauda tem formato terminal quadrado e o bico é curto e grosso, terminando em um pequeno gancho. As pernas são marrom-escuras, as íris marrom-avermelhadas.
A descrição dos menores não foi feita . As variações de cores são importantes entre as subespécies: algumas são mais claras, outras mais escuras.
Habitat do estorninho-polinésio
Seu habitat natural são florestas subtropicais ou tropicais secas e tropicais úmidas .
Reprodução do estorninho-polinésio
Ninhos de fibras secas de plantas são estabelecidos em buracos de árvores ou no topo de uma palmeira quebrada.
A ninhada é de dois a três ovos com casca de tonalidade azulada salpicada de marrom avermelhado. Eles medem em média 2,7 x 1,9 cm na raça vitientis.
Na raça Brunnescens (Niue), a nidificação ocorre em agosto. As outras subespécies não foram observadas nestes dois pontos. O comportamento parental não foi descrito.
Alimentação do estorninho-polinésio
O estorninho-polinésio alimenta-se principalmente de frutas e insetos .
Canto do estorninho-polinésio
O chamado de alerta do polinésio Stourme é um assobio duplo melodioso e agudo regularmente repetido “twee-wee”. Também emite outros tipos de assobios e assobios que podem ser ouvidos a uma distância bastante curta.