Aves

Estorninho-preto: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Por Thomas Jeferson, em 14/03/2023
alimentacao do estorninho-preto

Estorninho-preto (Sturnus unicolor) é uma ave passeriforme da família Sturnidae que pertence ao gênero dos Sturnus.

Está intimamente relacionado com o estorninho comum ( S. vulgaris ), mas tem um alcance muito mais restrito, confinado à Península Ibérica , noroeste da África , extremo sul da França e ilhas da Sicília , Córsega e Sardenha . É em grande parte não migratório .

estorninho-preto
estorninho-preto

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Características do estorninho-preto

caracteristicas do estorninho-preto
caracteristicas do estorninho-preto

O estorninho-preto adulto é muito semelhante ao estorninho comum, mas marginalmente maior (21–23 cm de comprimento; 70–100 g de peso) e tem plumagem preta mais escura e oleosa.

Ligeiramente roxa ou verde brilhante na luz forte, que é totalmente imaculado na primavera e no verão, e apenas com pequenas manchas pálidas na plumagem de inverno, formada pelas pontas pálidas das penas.

Também difere por ter penas de garganta visivelmente mais longas (o dobro do comprimento das dos estorninhos comuns ), formando uma “barba” desgrenhada que é particularmente óbvia quando o pássaro está cantando.

Suas pernas são rosa brilhante. No verão, o bico é amarelo com base azulada nos machos e rosada nas fêmeas; no inverno, é mais opaco, geralmente enegrecido.

Os pássaros jovens são marrons opacos, mais escuros do que os estorninhos comuns jovens, e têm bico preto e pernas marrons.

A confusão com o estorninho comum é particularmente fácil durante o inverno, quando os estorninhos comuns são abundantes em toda a distribuição do estorninho sem manchas, mas também no verão, onde suas áreas de reprodução se sobrepõem no nordeste da Espanha e no extremo sul da França.

Também pode ser confundido com o melro comum ( Turdus merula ), que difere mais obviamente em sua cauda mais longa e falta de brilho da plumagem.

Habitat do estorninho-preto

habitat do estorninho-preto
habitat do estorninho-preto

O estorninho-preto usa uma ampla variedade de habitats e pode ser encontrado em qualquer ambiente razoavelmente aberto, desde terras agrícolas e olivais até habitações humanas.

As maiores densidades populacionais estão em bosques de azinheiras de pastoreio aberto e em habitats urbanos como Gibraltar , onde é comum.

Reprodução do estorninho-preto

reproducao do estorninho-preto
reproducao do estorninho-preto

A época de reprodução estende-se de abril a meados de julho. Nidifica em colônias, mas é principalmente monogâmico; ambos os sexos participam da construção do ninho, que é feito de capim seco e forrado com capim, raízes, folhas e penas.

Geralmente está localizado em um buraco no chão ou em uma árvore, mas também em construções humanas. A fêmea põe entre 3 e 5 ovos; muitas vezes há duas ninhadas.

A incubação dura 11 dias, sendo essencialmente realizada pela fêmea. Os jovens são independentes a partir das 3 semanas de idade. Pode hibridizar com o Starling europeu.

Alimentação do estorninho-preto

alimentacao do estorninho-preto
alimentacao do estorninho-preto

É uma espécie onívora come principalmente frutas silvestres ou cultivadas (cerejas, ameixas, azeitonas), sementes, às vezes cereais, enquanto na primavera e no verão se alimenta principalmente de pequenos invertebrados , especialmente besouros .

Canto do estorninho-preto

As vocalizações do estorninho-preto são muito semelhantes às do estorninho, mas geralmente soam mais claras e nítidas, mais altas e puxadas para cima. Os trinados são geralmente mais fortes e soam mais rolantes.

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2023/03/Canto-do-estorninho-preto.mp3?_=1
canto do estorninho-preto
canto do estorninho-preto
Sair da versão mobile