A estrelinha-preta ( Synallaxis scutata) é uma ave passeriforme da família Furnariidae, popularmente conhecido como como ui-puí, a estrelinha-preta pode ser encontrada em sub-bosque denso das florestas decíduas e semidecíduas
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A estrelinha-preta é encontrado na Bolívia, Brasil e noroeste da Argentina, os seus habitats naturais são florestas secas tropicais ou subtropicais e florestas húmidas subtropicais ou tropicais de baixa altitude.
Subespécies
A estrelinha-preta possui três subespécies reconhecidas:
– Synallaxis scutata scutata: ocorre na região central e leste do Brasil;
– Synallaxis scutata whitii: ocorre do leste da Bolívia até o sudoeste do Brasil, no estado do Mato Grosso e no noroeste da Argentina;
– Synallaxis scutata teretiala: ocorre na região leste da Amazônia brasileira, na Serra dos Carajás no sul do Pará, esta subespécie é menor que a subespécie nominal.
Características da estrelinha-preta
A estrelinha-preta é uma ave que mede cerca de 13 á 14 centímetros de comprimento e pesa entre 12 e 19 gramas.
Além disso, a plumagem geral apresenta tons ferrugíneos com a borda das asas amarronzada, apresenta o dorso, asas e cauda de coloração marrom avermelhada, uma coroa de coloração cinza escuro, sobrancelha branca.
A garganta é branca e definida por uma faixa preta na sua borda inferior que lhe confere o nome comum, as bochechas são de coloração amarelo ocre, o bico é escuro e os olhos são castanhos.
Reprodução da estrelinha-preta
A estrelinha-preta é uma espécie de ave que põe até 3 ovos em ninho que consiste em um amontoado de galhos secos e duros com uma ou duas câmaras e entrada através de um túnel que pode ser longo, tortuoso, lateral, superior ou inferior.
Alimentação
Esta espécie é carnívora, e se alimenta de insetos e suas larvas, aranhas e outros artrópodes, moluscos, etc.
Habitat
A ave habita em matas cerradas baixas de até 1700 metros de altitude.
Canto da estrelinha-preta
O canto da estrelinha-preta é estridente e fino e emite um som de tweet, to-wéét, repetido por longos períodos.
A sua vocalização também emite um som prolongada e dissilábica uí-puííííí.
Distribuição geográfica
A estrelinha-preta é nativa do Brasil Central e no Nordeste mas estende-se até o norte de São Paulo, e do sudeste do Pará, Maranhão e Piauí ao Mato Grosso, Goiás, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, noroeste da Argentina e Bolívia.