Fadinha-esplêndida (Malurus splendens) é uma especie de ave da família dos Maluridae que pertence ao gênero dos Malurus.
A fadinha-esplêndida é difundido em suas áreas de ocorrência, é considerado estável e, portanto, classificado pela IUCN como menos preocupante, em contraste com outras espécies de cauda sazonal, não vive em parques ou jardins urbanos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da fadinha-esplêndida
A fadinha-esplêndida atinge um comprimento corporal de 11,5 a 13,5 centímetros e um peso de 8,0 a 11,0 gramas. Existe um claro dimorfismo sexual entre os sexos em termos de cor da plumagem.
Apenas os machos apresentam plumagem colorida durante a época de cortejo e reprodução . A coroa e a garganta, bem como as penas da barriga e do dorso e as longas penas de controle , são coloridas de azul cobalto a azul celeste.
As asas são de cor azul esverdeada a cinza-azulada. A intensidade da cor azul pode variar muito de região para região. O pescoço, bem como a argola no peito e a faixa nos olhos são pretos. As bochechas turquesa são impressionantes.
Fora da época de cortejo e reprodução, os machos apresentam uma plumagem lisa e de cor muito mais discreta, assemelhando-se então às fêmeas, que apresentam uma cor de base acastanhada durante todo o ano, sendo o peito e a zona abdominal ligeiramente mais claros.
As penas de controle são azul-acinzentadas. A íris é preta, as pernas e os pés são cinza.
Habitat da fadinha-esplêndida
A fadinha-esplêndida é amplamente distribuída nas zonas áridas e semiáridas da Austrália. O habitat é tipicamente seco e arbustivo; mulga e mallee em partes mais secas do país e áreas florestais no sudoeste.
A esplêndida carriça não se adaptou bem à ocupação humana da paisagem e desapareceu de algumas áreas urbanizadas. As plantações florestais de pinheiro ( Pinus spp.) e eucaliptos também são inadequadas porque não possuem vegetação rasteira.
Reprodução da fadinha-esplêndida
A reprodução ocorre do final de agosto até janeiro, embora as fortes chuvas em agosto possam atrasar isso.
O ninho é construído pela fêmea; é uma estrutura redonda ou abobadada feita de gramíneas frouxamente tecidas e teias de aranha , com entrada em um dos lados próxima ao solo e bem escondida em vegetação espessa e muitas vezes espinhosa, como Acacia pulchella ou uma espécie de Hakea.
Uma ou duas ninhadas podem ser colocadas durante a época de reprodução. É colocada uma ninhada de dois a quatro ovos brancos opacos com manchas e manchas marrom-avermelhadas, medindo 12 × 16 mm. A incubação leva cerca de duas semanas.
A fêmea incuba os ovos por 14 ou 15 dias; após a eclosão, os filhotes são alimentados e seus sacos fecais removidos por todos os membros do grupo por 10 a 13 dias, quando então já estão emplumados.
As aves jovens permanecem no grupo familiar como ajudantes por um ano ou mais antes de se mudarem para outro grupo, geralmente adjacente, ou assumirem uma posição dominante no grupo original. Nessa função, eles alimentam e cuidam das ninhadas subsequentes.
Alimentação da fadinha-esplêndida
A fadinha-esplêndida é predominantemente insetívora; sua dieta inclui uma grande variedade de pequenas criaturas, principalmente artrópodes como formigas, gafanhotos, grilos, aranhas e insetos. Isto é complementado por pequenas quantidades de sementes, flores e frutas.
Canto da fadinha-esplêndida
A chamada é descrita como um carretel jorrando; isso é mais áspero e barulhento do que outras fadas e varia de indivíduo para indivíduo.
Um único trrt suave serve como uma chamada de contato dentro de um grupo de forrageamento, enquanto a chamada de alarme é um tsit . Cucos e outros intrusos podem ser recebidos com uma postura ameaçadora e ameaçadora. As fêmeas emitem um ronronar enquanto meditam.